Título
Strategy for a portuguese wine in China: the case-study of Couteiro-mor
Autor
Anselmo, Cátia Alexandra Arez de Sousa
Resumo
pt
A tese de mestrado trata-se de um projeto para empresa desenvolvido em colaboração com a
Couteiro-Mor, uma empresa de vinhos Portuguesa proveniente da região do Alentejo (Herdade
do Menir, Montemor-o-Novo). Nos últimos anos, apesar de a empresa ter vindo a apresentar
um considerável crescimento, existe uma grande oportunidade de negócio fora de Portugal que
a Couteiro-Mor não pode deixar de aproveitar.
Neste sentido, o caso de estudo elaborado pretende propor à Couteiro-Mor uma estratégia de
marketing e um plano de expansão para entrar no mercado de vinho Chinês. Atualmente, a
China apresenta um papel importante na economia mundial, e possui uma grande parte da sua
população cada vez mais interessada por vinho, especialmente vinho importado.
Desta forma, de modo a ajudar a Couteiro-Mor a ser bem sucedida neste mercado, a primeira
abordagem do caso de estudo consistiu no desenvolvimento de uma análise macro ambiental,
uma análise interna da empresa e uma análise competitiva. De seguida, foi sugerido à empresa
qual o modo de entrada na China (exportação) assim como qual o plano de marketing a
implementar por forma a abordar o mercado chinês no próximo ano. Por último, foram
sugeridos controlos para o respetivo plano de marketing.
en
This master thesis is a company project developed with the collaboration of Couteiro-Mor, a
Portuguese wine company from the region of Alentejo (Herdade do Menir, Montemor-oNovo). In the past years, although the company has been growing there is a great business
opportunity outside of Portugal that Couteiro-Mor can no longer ignore.
In this sense, this case-study aims to propose to Couteiro-Mor a marketing strategy and an
expansion plan to enter the Chinese wine market. China is currently playing an important role
in the global economy and has a large part of its population increasing their interest for wine,
especially imported wine.
Therefore, in order to help the company succeed in this market the first approach is to develop
an analysis of the macro environment, an internal analysis of the company and a competitive
analysis. Then, it is suggested the entry mode in the country (export) and a marketing plan for
approaching the Chinese market in the next year. Lastly, it is suggested an implementation and
control of the marketing plan