Título
A eficácia dos territórios educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) na redução da indisciplina em contexto escolar: intervir na prevenção ou na remediação? um estudo de metodologias mistas
Autor
Nascimento, Sara Gomes Perpétua do
Resumo
pt
Este estudo recorre a métodos de investigação mistos para contribuir para a reflexão
acerca do impacto das estratégias empregues pelas escolas integradas na política Territórios
Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) na redução da indisciplina em contexto escolar.
A concetualização teórica assenta no modelo de Bronfenbrenner como estrutura de
compreensão dos factores de risco e consequências associadas. Os resultados do estudo
qualitativo indicam uma diversidade de estratégias para a indisciplina nas TEIP desta amostra,
particularmente no nível de intervenção primário, com caráter universal e preventivo. No
estudo quantitativo, verificámos uma fraca associação entre as estratégias TEIP e a incidência
da indisciplina. Por vezes, as associações verificadas foram no sentido contrário ao esperado,
ou seja, quanto mais repetida foi a implementação de estratégias de tipo preventivo ou
corretivo, mais expressiva foi a indisciplina após dois anos de programa TEIP. O estudo
quantitativo demonstrou ainda associações complexas, por vezes positivas e por vezes
negativa entre o insucesso escolar e a indisciplina. A discussão examina os resultados
quantitativos e as estratégias da política pública TEIP à luz da evidência internacional e
nacional do impacto das estratégias de intervenção e prevenção para a indisciplina.
en
This study uses mixed research methods to contribute to the reflection on the impact
of the strategies employed by schools integrated in the policy Territórios Educativos de
Intervenção Prioritária (TEIP) in reducing indiscipline in schools. The theoretical
conceptualization is based on Bronfenbrenner’s model as a framework for understanding risk
factors and associated consequences. The results of the qualitative study show a diversity of
strategies for indiscipline in this sample of TEIP schools, particularly at the level of primary
intervention with universal and preventive goals. In the quantitative study, we found a weak
association between the TEIP strategies and the incidence of indiscipline. Sometimes
associations were verified against the direction expected, that is, the more repeated was the
implementation of preventive or corrective type of strategies, the more significant was the
indiscipline after two years of TEIP program. The quantitative study also demonstrated a
complex association (sometimes positive and other negative) between school failure and
indiscipline. The discussion examines the quantitative results and strategies of the TEIP
policy in light of international and national evidence on the impact of intervention and
prevention strategies for indiscipline.