Título
Estratégia de internacionalização de uma PME para o mercado brasileiro : estudo de caso ONOMA
Autor
Gomes, Victor Bruno Domingues
Resumo
pt
Este trabalho consiste num projecto de internacionalização de uma empresa portuguesa que presta serviços profissionais e que se pretende expandir além-fronteiras.
A necessidade de crescimento e a procura de um mercado cada vez mais forte e competitivo fez que a empresa em estudo, denominada Onoma, se quisesse expandir num mercado emergente. A aposta centrou-se no mercado brasileiro, onde os serviços profissionais, área de negócio onde a Onoma opera, são bastante solicitados.
Com este projecto, pretende-se a realização de um plano de entrada, apurando os factores que a empresa em análise deve ponderar para se poder internacionalizar.
Para esse efeito, realizou-se uma revisão literária de modo a proporcionar a base teórica para a compreensão da área de negócio, modos de entrada, processos de internacionalização e das selecções de mercado, analisando se existem condições para a empresa se poder fixar, bem como de que forma essa internacionalização poderá ser levada a cabo. Através de uma análise interna e externa, pretende-se igualmente verificar se esta área de negócio terá capacidade competitiva, identificando as oportunidades e as ameaças, pontos fortes e fracos a que a Onoma estará sujeita no mercado brasileiro, de modo a encontrar uma solução de adaptação e de reestruturação para a organização na sua envolvente.
Com base na informação obtida, delinear-se-á uma estratégia que englobará todos os pontos-chave para a formulação do plano de internacionalização, de modo a alcançar a melhor solução que a Onoma deverá perfilhar aquando da sua fixação no Brasil.
en
This paper describes a project that focuses on the internationalization of a Portuguese company that provides professional services and intends to expand beyond borders.
The need for growth and the demand for an increasingly stronger and competitive market led the enterprise under study, called Onoma, to envisage an expansion towards emerging markets. The Onoma decided to invest its efforts on the Brazilian market, where professional services, the business areas in which Onoma operates, are highly requested.
With this project, we intend to carry out a plan of entry, investigating the factors that the company in question needs to consider in order to achieve its internationalization.
With this purpose in mind, we performed a literature view so as to provide the theoretical basis for understanding on this business area, entry modes, internationalization and market selection analyzing if the conditions are gathered for the company to establish itself where it, as well as to determine the way this internationalization can take place. Through an internal and external analysis, we also intend to verify if this business area might have competitive strength, identifying the opportunities and threats, the strengths and weaknesses that Onoma will encounter in the Brazilian market, in order to find an adaptation and restructuring solution for the organization in its environment.
Based on the information gathered, we will devise a strategy that will encompass all the key points for formulating the internationalization plan, so as to achieve the best solution for Onoma when it decides to establish itself in Brazil.