Teses e dissertações

Mestrado
Gestão Internacional
Título

Internationalization capacitation of a SME in the dental prosthetics industry: Oralook

Autor
Gaspar, Sylvain
Resumo
pt
O fenómeno da globalização do mercado tem vindo a oferecer novos desafios e oportunidades para as empresas portuguesas, incentivando-as a considerar iniciativas de internacionalização. Com a abertura e expansão dos mercados, com o incremento da concorrência e o acelerado ritmo de inovação, as empresas procuram o seu lugar nos mercados internacionais. Cada vez mais as empresas precisam de estar preparadas para dar resposta aos desafios que poderão ameaçar a sua sobrevivência económica, resultando em estagnação. A internacionalização é uma das estratégias que podem dar resposta ao desafio da globalização. O objetivo desta dissertação é a de elaborar um projeto que avalie a capacidade de internacionalização de um laboratório de prótese dentária. Assim, faz sentido que o objeto de estudo seja uma empresa em constante evolução técnica e tecnológica: Oralook. A iniciativa para internacionalizar a empresa surgiu da visão empreendedora do sócio gestor, Gonçalo Duque, um profissional de prótese dentária. Atualmente, a Oralook tem uma das melhores instalações laboratoriais a nível nacional, equipada com a mais recente tecnologia na área dentária, o que permite a venda de produtos e serviços fora do mercado doméstico. A partir da análise detalhada interna e externamente, é possível responder a questões pertinentes levantadas pela pesquisa cuidadosa e encontrar soluções com vista a moldar o futuro da empresa no processo da internacionalização.
en
The phenomenon of market globalization has been posing new challenges and opportunities for Portuguese companies, resulting in internationalization initiatives. With the opening and expansion of markets and with the increasing competition and pace of innovation, companies seek for growth in international markets. Increasingly, companies’ must be able to respond to challenges that threaten their economic survival, resulting in stagnation. Internationalization is one of business strategic responses to the globalization challenge. The aim of this dissertation is to develop an in-company project to evaluate a dental laboratory internationalization capacity, and the subject to be studied is a top technological company, Oralook. The motivation to internationalize emerged from an entrepreneurial vision of the company’s managing partner, Gonçalo Duque, a dental prosthetics expert. Today, Oralook has one of the best facilities among Portuguese dental laboratories, equipped with the latest dental technology worldwide, which allows the sale of products and services outside the domestic market. From the detailed internal and external analysis, it is possible to answer pertinent questions brought up by careful research and find solutions towards shaping the future of the laboratory’s internationalization process.

Palavras-chave

Internacionalização
Internationalization
Gestão internacional
SME
Exportação
Medicina dentária
PME Pequenas e Médias Empresas
Dental prosthetics and export
Laboratórios

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo