Título
Wine market in Colombia: an opportunity for Portuguese wine producers/exporters
Autor
Hurtado, Angélica
Resumo
pt
O principal objetivo deste trabalho é analisar a atratividade do mercado Colombiano para
os produtores portugueses de vinho e quais são os principais desafios que eles afrontam na
hora de entrar num diferente mercado onde o consumo do vinho é relativamente baixo. Este
estudo confronta duas culturas e histórias diferentes, a fim de criar uma ligação entre eles
com o objetivo de melhorar sua relação comercial.
De um lado temos Portugal, um país com uma relação estreita com a indústria do vinho e
da história, que é reconhecida pela produção de vinhos exclusivos (apenas produzidos em
Portugal), como o vinho do Porto e Vinho Verde. É um dos países produtores de vinhos
mais importantes no mundo. No entanto, hoje o consumo de vinho em Portugal está a
diminuir consideravelmente. Os especialistas sugerem que a melhor alternativa para os
produtores de vinho portugueses é exportar seus produtos e explorar novos mercados.
Por outro lado, temos a Colômbia, um país que, outrora, foi conhecida por seus
problemas com a violência e o tráfico de drogas. No entanto, hoje, a Colômbia é
reconhecida por seu Prêmio Nobel de Literatura, Gabriel Garcia Marques; seus excelentes
jogadores de futebol, como James Rodriguez, Jackson Martinez e Radamel Falcao; suas
belas e talentosas mulheres, Shakira e Sofia Vergara; seu excelente café (considerado um
dos melhores do mundo); e também suas múltiplas oportunidades de investimento. Sem
dúvida alguma, a Colômbia está a tornar-se num mercado atraente para investir, devido à
sua situação política e econômica se encontrar cada vez mais estável. Neste momento a
Colômbia é considerada a porta de entrada da América Latina.
No que à industria do vinho na Colômbia, concerne, verificamos um grande aumento no
consumo, de à uns anos para cá. O mercado Colombiano está a tornar-se num mercado de
investimento para os comerciantes de vinho e exportadores em todo o mundo e,
consequentemente, um mercado oportunista para produtores e exportadores de vinhos
portugueses, que querem expandir seus negócios para este país.
A metodologia de coleta de dados baseou-se na elaboração de entrevistas em
profundidade a produtores portugueses e comerciantes da Colômbia, bem como a diferentes
agências envolvidas na indústria do vinho e na relação comercial bilateral entre Portugal e
Colômbia. Posteriormente, o resultado das mesmas foram cruzados com as proposições
desenvolvidas neste estudo, a fim de verificar a aceitação das mesmas.
en
The main propose of this dissertation is to analyze the attractiveness of the Colombian
market for Portuguese wine producers/exporters as well as the main challenges they face
when entering in a different market where the consumption of wine is low. This study
confronts two different cultures and histories in order to create a link between them with the
purpose of performing their business relationship.
On one side we have Portugal, a country with a close relationship with the wine industry
and history, which is recognized for the production of unique wines (just produced in
Portugal land), such as Porto wine and Green wine or Vinho Verde. It is one of the most
important wine producer countries in the world. However, today the consumption of wine in
Portugal is decreasing considerably, and experts suggest that the best alternative for
Portuguese wine producers is to export their products and explore new markets.
On the other side we have Colombia, a country that, time ago, was recognized for its
problems with violence and drug trafficking. However, today Colombia is recognized for its
Nobel Prize for Literature, Gabriel Garcia Marques; its excellent football players, James
Rodriguez, Jackson Martinez and Radamel Falcao; its beautiful and talented women,
Shakira and Sofia Vergara; its excellent coffee (considered the best coffee in the world); and
also its multiple opportunities for investment. Without any doubt, Colombia is becoming an
attractive market to invest in, because its political and economical situation is stable. It is
considered the door of Latin American market and one of the most stable markets there.
Since recently the Colombian market has become an attractive market for traders and
exporters of wine from around the world due to some years ago the wine industry in
Colombia is growing stronger and consumption of wine is increasing. Consequently, the
Colombian market has become a market opportunity for producers and exporters of
Portuguese wines that want to expand their business in Colombia.
The Methodology of data collection used in this study is through in-depth interviews to
wine producers in Portugal, wine traders in Colombia and different agencies involved in
wine industry as well as agencies involved in the bilateral trade relationship between
Portugal and Colombia. Subsequently, the interviews were confronted to the propositions
developed according to the literature review.