Título
Estudo de caso sobre a aplicação do balanced scorecard numa empresa do setor público de transportes
Autor
Saraiva, Mafalda Maria de Capelo Osório
Resumo
pt
Na atualidade, o Balanced Scorecard, é um sistema de gestão estratégica que se tem difundido amplamente pelas empresas a nível mundial. Este é definido como um instrumento que implementa a estratégia da empresa, alinhando os desideratos organizacionais com os desideratos das unidades de negócio, mas também que facilita a comunicação e fomenta a aprendizagem e melhoria continuas. Não obstante, em Portugal, esta ferramenta ainda é desconhecida por alguns responsáveis organizacionais, e a sua adoção nas empresas nacionais é um fenómeno relativamente recente.
A Carris é uma empresa pública que presta um serviço de transporte de passageiros na área metropolitana de Lisboa, sendo que adota este sistema de gestão de desempenho desde 2004. Dados os prejuízos operacionais constantes e a situação económica e política do país, vários são os desafios que a empresa tem enfrentado nos últimos anos, o que tem afetado o seu desempenho e as decisões estratégicas da entidade.
Neste contexto, o presente projeto é um estudo de caso cujo objetivo é investigar a aplicação do Balanced Scorecard na Carris. Pretende-se entender como esta ferramenta foi implementada, qual o seu impacto no desempenho holístico da Carris e nas diversas unidades de negócio, quais os benefícios inerentes suscitados pela sua aplicação, mas principalmente pretende-se perceber qual o relevo do Balanced Scorecard a nível do controlo de gestão e no processo de tomada de decisão na Carris.
en
Currently, the Balanced Scorecard is a strategic management system that has been widely disseminated by companies worldwide. Balanced Scorecard is defined as an instrument that implements the company's strategy, aligning the organizational objectives with the objectives of the business units, but also that facilitates communication and fosters learning and continuous improvement. Nevertheless, in Portugal, this tool is still unknown by some organizational executives, and its adoption in national companies is a relatively recent phenomenon.
Carris is a public company that provides a passenger transport service in the metropolitan area of Lisbon, and adopts this performance management system since 2004. Given the ongoing operating losses and the economic situation and the country's politics, there are several challenges the company has faced in recent years, which has affected its performance and strategic decisions of the entity.
In this context, this project is a case study that aims investigate the application of Balanced Scorecard on Carris. It intends to understand how this tool has been implemented, its impact in the holistic performance of Carris and the various business units, which the inherent benefits arising from its application, but mainly intends to understand what influence the Balanced Scorecard has in terms of management control and decision-making process on Carris.