Título
New brands & new bands: o marketing e a gestão no lançamento de uma nova banda independente
Autor
Conceição, João Pedro Rodrigues Lima Mestre da
Resumo
pt
Esta dissertação pretende dar uma luz sobre a atual forma de gestão das bandas independentes no mercado da música em Portugal, especialmente no momento do seu lançamento. O foco deste estudo está nas bandas independentes e o universo em que as mesmas se movem. Pretende-se através da análise das perspetivas de vários sujeitos de interesse, perceber o estado atual da gestão das bandas independentes em Portugal e se de alguma forma essa gestão é efetuada de uma maneira estruturada onde são empregues conceitos de marketing e gestão estratégica. Pretende-se ainda perceber se é possível através desta forma estratégica de pensar e planear o caminho a percorrer por parte da banda, potenciar o lançamento da mesma de uma forma autónoma e independente. Também foi relevante ter em conta qual o papel e o impacto dos principais intervenientes do universo das bandas independentes em todos estes processos. Utilizou-se uma metodologia de análise qualitativa à base de entrevistas semiestruturadas em profundidade, sendo que os entrevistados-chave foram compostos por três grupos de interesse: profissionais da indústria da música em Portugal; gestores de start-ups; músicos. Através dos testemunhos obtidos foi possível concluir sobre alguns dos principais desafios e oportunidades que as novas bandas independentes encaram, assim como sobre alguns fatores críticos para o seu sucesso com especial enfoque no ecossistema a que estas pertencem.
en
This dissertation intends to shed some light on the current way that independent bands work in terms of their business management in Portugal’s music industry. This study’s focuses mainly on independent bands and the universe in which they move. Through the analysis of several expert-individuals perspectives we are expected to reach an understanding of how independent bands are managed business-wise in Portugal and if this type of management is done in a structured way, using marketing and business strategy concepts. We are also expecting to understand if by using this strategic way of planning and thinking about the best way for the band to go in an independent and autonomous way, this would increase the band’s launch success. It was also relevant to understand the roles and impact that the main players in the independent band’s universe have in all of these processes. A qualitative analysis based on semi-structured and in-depth interviews was the adopted methodology. The key-respondents were grouped in three different categories: professionals from the music industry; start-up managers; musicians. Through the analysis of their statements we were able to identify some of the main challenges and opportunities that new independent bands face, as well as some of their main critical success factors with special focus on the ecosystem of which they belong.