Título
Aplicação do modelo de Shingo na escola secundária Fernando Namora
Autor
Matos, Daniela Patrícia da Costa
Resumo
pt
A educação tem um papel importante no nosso quotidiano, pois prepara os jovens de modo a desempenharem de melhor forma as suas funções na sociedade. A legislação portuguesa está adaptada a esta evolução na educação pois surgiram novos decretos-lei que que promovem a melhoria contínua, eficiência, eficácia e a informação qualificada (Ministério da Educação e Ciência, 2015).
Com isto, as instituições de educação necessitam de estar preparadas para prestar um serviço de excelência tendo em conta a legislação portuguesa em vigor. Assim, a aplicação de um modelo de avaliação torna-se vantajoso pois auxilia as instituições a alcançarem os objetivos propostos.
Neste contexto o objetivo fulcral desta dissertação é a avaliação de uma instituição de ensino, a Escola Secundária Fernando Namora. O modelo de avaliação usado é o Modelo de Shingo, com a aplicação deste modelo a organização torna-se dinâmica e ágil perante as adversidades impostas pela concorrência e como consequência, melhora a prestação do serviço.
Este modelo conta com quatro dimensões: facilitadores culturais, processos de melhoria contínua, alinhamento da organização e resultados. Foi aplicado recorrendo à metodologia de estudo de caso. Cada uma destas dimensões foi analisada individualmente e os dados foram recolhidos através de três técnicas distintas: (i) entrevistas semiestruturadas, (ii) observação direta de processos e (iii) análise documental.
Com a análise dos resultados obtidos demonstra-se que o Modelo de Shingo pode ser aplicado numa instituição de ensino. Esta metodologia, seguindo os mesmos passos, poderá ser replicada em organizações congéneres.
en
Education plays an important role in our lives because it prepares the young people to perform in a better way their purposes in our society. The Portuguese legislation is adapted to this evolution in education it has created new decree-law that promotes continuous improvement, efficiency, efficacy and qualified information (Ministério da Educação e Ciência, 2015).
As a result the educational institutions need to be prepared to provide an excellent service in view of the Portuguese legislation. The application of an evaluation model becomes an advantage because it helps the institutions achieve their goals.
The goal of this dissertation is to evaluate an educational institution, Escola Secundária Fernando Namora. The evaluation model used in this study is the Shingo Model, by applying this model the organization becomes dynamic and agile in the face of adversities imposed by the competition and as a result it improves the service.
This model has four dimensions: cultural enablers, continuous process improvement, organizational alignment and results it was applied using a case study methodology. Each of these dimensions was individually analyzed and the data were collected from three different techniques: (i) semi-structured interviews, (ii) direct observation of processes and (iii) document analysis.
The analysis of the results demonstrates that the Shingo Model can be applied at an educational institution. The methodology that was used can be replicated in similar organizations if we following the same steps.