Título
Applying the activity-based costing (abc) model in a consulting company: an improvement of the model
Autor
Neto, Mafalda Cristina Parracho
Resumo
pt
Em ambientes instáveis e de constante mudança, de que é exemplo o atual mundo das organizações, é notória a necessidade sentida pelas empresas, de conseguirem superar os seus concorrentes, tanto ao nível da estratégia, como ao nível de ferramentas utilizadas. Neste sentido, são cada vez mais as ferramentas disponibilizadas às empresas, que as auxiliam no processo de tomada de decisão, bem como no alcance de uma maior eficiência em todos os seus processos internos. É, também, por este motivo, que existe uma evidente necessidade de estar constantemente a inovar estas ferramentas, de modo a que as organizações consigam estar sempre um passo à frente dos seus concorrentes.
O tema deste projeto surge, então, no seguimento da referida necessidade, tendo como objetivo adaptar uma ferramenta (já existente no mercado) – o modelo de custeio Activity-Based Costing – a uma empresa de Consultoria de Gestão, a Winning Management Consulting. Esta aplicação pretende, assim, provar a adaptabilidade deste modelo à Consultoria, uma vez que são diversos os benefícios que uma empresa pode alcançar com a sua utilização, nomeadamente no auxílio da tomada de decisão e também na gestão de custos.
Em paralelo, o projeto contemplará, ainda, uma análise secundária (em complemento ao modelo aplicado), que permitirá à empresa atuar, não só sobre os processos principais (que foram alvo de análise no modelo de custeio ABC), mas também sobre todos os processos secundários, que permitem o correto funcionamento da empresa. Pretende-se então, com esta análise, contribuir positivamente para uma melhoria do modelo.
en
In unstable and constant changing environments, as it is the current organizational world, it is notable the real need felt by companies on trying to overcome their competitors, in both employed strategy and auxiliary tools. In this way, there is an increase in the available tools in the market, which aim to help companies in their decision-making process and in the achievement of higher efficiency in the running of all their internal processes. Due to this, the necessity on being constantly innovating these tools outstands significantly in companies, in order to these to be always one step in front of their competitors.
From this necessity arises the subject of this project, as it pretends to adapt an existing tool – the costing model “Activity-Based Costing” – to a management consulting company, named Winning Management Consulting. This application aims to prove the adaptability of this model to the Consulting sector, as there are so many benefits that a company may achieve from its application, namely in the assistance to the decision-making process and to the cost management.
In parallel, the project will also contemplate a secondary analysis (a complement to the ABC model), which will allow the company to act not only upon the main processes (that were analyzed in the ABC), but also upon all the secondary processes, without which would not be possible the correct running of the business. In conclusion, this analysis aims to positively contribute to the model’s improvement.