Título
Factores críticos de sucesso no desenvolvimento de novos produtos: Sector automóvel
Autor
Chaves, Sílvia Maria Constantino
Resumo
pt
Recentemente, ouvi alguém referir a pergunta que fazia aos engenheiros que saiam das
suas empresas ‘O que é que cá deixas…?’. Hoje faço deste estudo a resposta a essa
pergunta, se ela surgir no dia em este seja dado por terminado.
A gestão do desenvolvimento e implementação em produção de novos produtos no
sector automóvel, em particular, quando se é ‘apenas’ um fornecedor de um grande
construtor tem algumas particularidades. Estas particularidades originam erros igualmente
‘particulares’. Neste estudo pretende-se identificar os erros mais comuns e com maior
impacto na fase de desenvolvimento de novos produtos no sector automóvel na perspetiva
do tier 1 supplier, ou seja, fornecedor de módulos que serão incorporados no produto final.
Pretende-se que o estudo destes erros bem como das boas práticas, leve à identificação dos
factores de sucesso.
Muitos estudos foram dedicados à temática do erro. Classificações e metodologias
foram sendo desenvolvidas abarcando áreas mais ou menos restritas: erros humanos na
saúde, erros comportamentais assentes na diversidade cultural, erros de processo em geral
ou de um determinado tipo de sector em particular.
Para além da potencial dificuldade da identificação dos erros mais comuns, existe ainda
a dúvida se alguma classificação e metodologia existentes podem a estes ser aplicadas.
Uma dificuldade acrescida no estudo prende-se com a dificuldade em isolar o
desenvolvimento de novos produtos das restantes áreas de gestão ou produção. No entanto,
com maior ou menor dificuldade, o objectivo mantém-se: evoluir profissionalmente e
ajudar quem vier a seguir com aquilo que ‘cá deixo’.
en
Recently, someone has mentioned the question often made to engineers when they leave
the company: ‘what do you leave here…?’. Today I feel that this study is my answer to that
question, if I left by the day I put here the final dot.
The management of the development and launch of new products in the automotive
industry, especially as a supplier to the big car makers, has some singularities, almost
unique errors. In this study, the aim is to identify the error with more frequency and impact
occurred during the development and launch phase in the automotive industry from a tier 1
supplier perspective. The major objective, after product launch, would be to understand the
errors and identify the good practices to reach the key factors of success.
Many studies have been done around the error theme. Classifications and
methodologies have been developed covering areas more or less focused on: human errors
in healthcare, behavior errors due to cultural environment, process errors in general or
applied to a specific sector.
Beyond the potential difficulty in identifying the most common errors, there is still the
doubt around the application of a certain type of classification and methodology to this
specific case.
There is also an issue or an extra constraint: isolate the development and launch areas
from the remaining ones, management or production related is not easy. Nevertheless, the
issues found, the goal remains: learn and grow as professionals and support who follows
with ‘what I leave here’.