Título
Responsabilidade social no contexto das PME: posicionamento e envolvimento relativamente às práticas: o exemplo do Grupo Erofio
Autor
Santos, Telma Carolina Morais dos
Resumo
pt
Esta investigação tem como objetivo principal compreender a forma como a RSE é vivenciada no contexto das PME. Apresentando-se como um conceito controverso, a RSE surge com uma longa história que nos liga ao início do século XX e com várias definições de diversos autores.
Com o intuito de perceber como é que as PME percecionam a RSE e como a colocam em prática, através do seu envolvimento e posicionamento em relação ao tema, foi efetuado um estudo de caso ao Grupo Erofio, constituído por duas PME, que foram alvo de análise em relação ao seu grau de compromisso com a Responsabilidade Social e em relação às práticas que efetuam nesse âmbito. Neste sentido foram utilizadas ferramentas metodológicas que permitiram avaliar o grau de maturidade do Grupo Erofio no âmbito da RSE. Os resultados indicam que neste caso em concreto é pelas práticas de RSE desenvolvidas pelo Grupo que se consegue perceber o seu verdadeiro grau de compromisso para com a temática. Apesar de não existir a evidência de um grau de compromisso das empresas para com a RSE, pode existir um conjunto de práticas que revelam a existência desse compromisso, de forma inconsciente.
Este estudo revela-se uma mais-valia para este grupo empresarial, em particular, porque lhe permite direcionar as suas ações no âmbito da RSE e, uma mais-valia na sua generalidade, porque permite a outras empresas a realização de estudos futuros, contribuindo assim para a produção de conhecimento e permitindo às empresas uma melhor integração das práticas de RS e uma melhor preparação para o futuro.
en
The purpose of this research is to understand how CSR is experienced in SMEs. CSR is a controversial concept whose long history takes us back to the early 20th century, and is defined in very many ways by different authors.
With the aim of understanding how SMEs view CSR and how they put it into practice, through their involvement and position in relation to it, a case study was made of the Erofio Group, formed by two SMEs, which analysed their degree of involvement with Social Responsibility and the practices thereof. To this end, we used methodological tools to assess the degree of maturity of the Erofio Group regarding CSR. The results indicate that, in this specific case, the real degree of commitment to this topic is measured through the Group’s CSR practices. Although there is no evidence of the companies’ degree of commitment to CSR, there may be a number of practices that show that the commitment does exist, even if unconsciously.
This study brings specific added benefits to this corporate group because it allows it to target its CSR actions, and general benefits because it allows other companies to perform future studies, thus contributing to the production of knowledge and enabling the companies to better integrate SR practices and be better prepared for the future.