Título
Desenho e planeamento de rotas de um serviço de apoio domiciliário
Autor
Mendes, Paulo Alexandre Santos
Resumo
pt
O número de instituições que prestam Serviços de Apoio Domiciliário em Portugal tem
crescido significativamente nos últimos anos. Este crescimento tem-se registado para fazer
face à também crescente procura por esta tipologia de serviços que é, na maioria dos casos,
usufruído por população idosa. Esta, por sua vez, não só em Portugal, mas um pouco por toda
a Europa, tem crescido significativamente em comparação com as restantes classes etárias
num contexto em que se prevê que esta tendência se acentue.
Neste contexto, o planeamento deste tipo de serviços torna-se fundamental para que seja
possível prestar serviços com mais qualidade e em maior quantidade, dado o aumento da
procura. A Apoio - Associação de Solidariedade Social, perante este cenário e prestando este
serviço diariamente a 36 utentes pretende que, através de uma melhoria do processo de
definição tanto de rotas como da sequência de visitas a efetuar, seja possível incluir mais
utentes da sua lista de espera no seu planeamento atual mantendo os recursos atuais. Assim,
pretende-se definir um planeamento semanal que minimize o tempo total de deslocação dos
técnicos que prestam os serviços de apoio domiciliário aos utentes. O problema em análise é
modelado como um problema de rotas de veículos com janelas temporais (VRPTW).
Foi aplicado um modelo da literatura ao caso real em estudo e permitiu obter, como
solução final, o planeamento de rotas a realizar diariamente que, em comparação com a
solução atual da Associação, permite reduzir 12% do tempo de deslocações da mesma.
en
The number of institutions providing home care services in Portugal have been growing
significantly during last years. This growth has occurred to face the evolution in demand for
this kind of services that is, in most of cases, enjoyed by elderly. This age group, in turn, not
just in Portugal as well as throughout Europe, has been growing considerably comparing to
the remaining age groups in a context where it is forecasted that this trend to accentuate.
In this context, the planning of such services take a huge importance in order to be
possible to provide services with higher quality and greater quantity given the increase in
demand. APOIO - Social Solidarity Association, faced with this scenario and providing this
service on a daily basis to 36 users intends, by improving the definition process both routes
and the sequence of visits to make, to include more users of its waiting list in their current
planning keeping its existing resources. Therefore, it is intended to define a weekly
scheduling that minimizes the total travel time spent by caregivers. The problem studied in
this document is modelled as a Vehicle Routing Problem with Time Windows (VRPTW).
To the real case study was applied one model from literature and allowed to obtain, as a
final solution, the routing planning to perform daily. This one, comparing to the current
solution carried out by the Association, allow a decrease of about 12% in total travel time
spent by caregivers.