Título
Estratégia e vantagem competitivas na hotelaria portuguesa
Autor
Fernandes, António Manuel Henrique
Resumo
pt
Esta tese tem como objetivos (i) a construção e validação de uma escala para medir as forças
concorrenciais do modelo de Porter na hotelaria Portuguesa e (ii) averiguar se essas empresas
são mais rentáveis quando optam por uma estratégia genérica, do que as empresas que ficaram
no meio termo. A construção das várias análises teve como referencial teórico o modelo de
Porter. Este autor releva a estabilidade temporal das variáveis, para encontrar fatores que
discriminem, as variáveis importantes para explicar a performance financeira superior de forma
sustentada, das variáveis sem utilidade para esta explicação. Desta forma a rendibilidade
operacional das vendas, rendibilidade líquida das vendas, rendibilidade operacional do ativo,
quota de mercado (relativa a €), gasto médio com pessoal e número de unidades de marca,
foram variáveis estáveis em 2009, 2010, 2011 e 2012.
Essas variáveis permitiram obter numa análise fatorial exploratória, dois fatores bidirecionais
do modelo de Porter: ameaça de entrada de concorrentes e substitutos, e capacidade negocial
de clientes e fornecedores. Assim, construímos uma escala para avaliar as forças concorrenciais
na hotelaria Portuguesa. Estes fatores foram posteriormente validados numa análise fatorial
confirmatória com recurso à modelização com equações estruturais. A partir das três variáveis
relacionadas com as rendibilidades, averiguamos posteriormente, através do teste t-Student e
ANOVA, se existiam maiores níveis de rendibilidades nas empresas que optaram por uma
estratégia genérica do que nas empresas que ficaram no meio termo. A vantagem competitiva
em custos obteve resultados significativamente maiores do que a vantagem competitiva pela
diferenciação, e meio termo. Estas duas últimas opções não apresentaram diferenças
significativas entre si.
en
This thesis aims to (i) the construction and validation of a scale to measure the competitive
forces of Porter's model in Portuguese hospitality and (ii) verify whether these companies are
more profitable when they choose a generic strategy than firms that were in between (stuck in
the middle). The construction of the various analyzes had as a theoretical model of Porter. This
author emphasizes the temporal stability of the variables, to find factors that discriminate,
important to explain the higher financial performance in a sustained manner, to the variables of
no use to this explanation. Thus, the operating return on sales, net return on sales, return on
assets, market share (on €), average spending on personnel and number of units of brand, were
stable variables in 2009, 2010, 2011 and 2012.
These variables allowed to obtain in an exploratory factor analysis, two factors bidirectional
Porter's model: threat of entry by competitors and substitutes, and bargaining power of
customers and suppliers. Thus, we constructed a scale to assess the competitive forces in the
Portuguese hotel industry. These factors were further validated in a confirmatory factor analysis
using a structural equation modeling. From the three variables related to the returns, we
ascertain later via the Student t-test and ANOVA if there were higher levels of profitability in
companies that have selected a generic strategy than firms that were in between. The
competitive cost advantage obtained significantly higher than the competitive advantage
through differentiation, and half term results (stuck in the middle). These last two options
showed no significant differences.