Teses e dissertações

Doutoramento
Gestão
Título

Estratégia e vantagem competitivas na hotelaria portuguesa

Autor
Fernandes, António Manuel Henrique
Resumo
pt
Esta tese tem como objetivos (i) a construção e validação de uma escala para medir as forças concorrenciais do modelo de Porter na hotelaria Portuguesa e (ii) averiguar se essas empresas são mais rentáveis quando optam por uma estratégia genérica, do que as empresas que ficaram no meio termo. A construção das várias análises teve como referencial teórico o modelo de Porter. Este autor releva a estabilidade temporal das variáveis, para encontrar fatores que discriminem, as variáveis importantes para explicar a performance financeira superior de forma sustentada, das variáveis sem utilidade para esta explicação. Desta forma a rendibilidade operacional das vendas, rendibilidade líquida das vendas, rendibilidade operacional do ativo, quota de mercado (relativa a €), gasto médio com pessoal e número de unidades de marca, foram variáveis estáveis em 2009, 2010, 2011 e 2012. Essas variáveis permitiram obter numa análise fatorial exploratória, dois fatores bidirecionais do modelo de Porter: ameaça de entrada de concorrentes e substitutos, e capacidade negocial de clientes e fornecedores. Assim, construímos uma escala para avaliar as forças concorrenciais na hotelaria Portuguesa. Estes fatores foram posteriormente validados numa análise fatorial confirmatória com recurso à modelização com equações estruturais. A partir das três variáveis relacionadas com as rendibilidades, averiguamos posteriormente, através do teste t-Student e ANOVA, se existiam maiores níveis de rendibilidades nas empresas que optaram por uma estratégia genérica do que nas empresas que ficaram no meio termo. A vantagem competitiva em custos obteve resultados significativamente maiores do que a vantagem competitiva pela diferenciação, e meio termo. Estas duas últimas opções não apresentaram diferenças significativas entre si.
en
This thesis aims to (i) the construction and validation of a scale to measure the competitive forces of Porter's model in Portuguese hospitality and (ii) verify whether these companies are more profitable when they choose a generic strategy than firms that were in between (stuck in the middle). The construction of the various analyzes had as a theoretical model of Porter. This author emphasizes the temporal stability of the variables, to find factors that discriminate, important to explain the higher financial performance in a sustained manner, to the variables of no use to this explanation. Thus, the operating return on sales, net return on sales, return on assets, market share (on €), average spending on personnel and number of units of brand, were stable variables in 2009, 2010, 2011 and 2012. These variables allowed to obtain in an exploratory factor analysis, two factors bidirectional Porter's model: threat of entry by competitors and substitutes, and bargaining power of customers and suppliers. Thus, we constructed a scale to assess the competitive forces in the Portuguese hotel industry. These factors were further validated in a confirmatory factor analysis using a structural equation modeling. From the three variables related to the returns, we ascertain later via the Student t-test and ANOVA if there were higher levels of profitability in companies that have selected a generic strategy than firms that were in between. The competitive cost advantage obtained significantly higher than the competitive advantage through differentiation, and half term results (stuck in the middle). These last two options showed no significant differences.

Data

13-mai-2015

Palavras-chave

Vantagem competitiva
Competitive advantage
Modelo de Porter
Hotelaria portuguesa
Estratégia genérica
Porter´s Model
Portuguese Hospitality
Generic strategy

Acesso

Acesso livre

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