Título
Responsabilidade social corporativa como factor de vantagem competitiva e do desenvolvimento sustentável
Autor
Silva, Lourenço Dias Almeida da
Resumo
pt
A responsabilidade social corporativa (RSC), como prática de gestão, constitui uma
matéria de debate e de pesquisa permanentes. O grande desafio que se coloca à gestão,
nos nossos dias, consiste em encontrar um modelo que se revele eficaz, na perspectiva
de que a RSC seja um factor de vantagem competitiva para a empresa e do
desenvolvimento sustentável.
Para caracterizar as empresas moçambicanas face aos modelos de RSC
apresentados, foi escolhida como metodologia para esta pesquisa a teoria fundamentada
nos dados de Glaser e Strauss (1967), considerada na perspectiva da teoria substantiva.
No processo de pesquisa foi elaborado um questionário, que poderá ser usado pelas
empresas moçambicanas como instrumento de avaliação da RSC.
O modelo proposto para responder ao problema desta pesquisa designa-se Modelo
da responsabilidade social corporativa de 5 dimensões (RSC-5D). O modelo RS
C-5D toma como base quatro dimensões – a legalidade, a escolha, a estratégia e a
estrutura – apresentadas no modelo A matriz da virtude, de Roger Martin.
O modelo RSC-5D inclui uma quinta dimensão, a aprendizagem comprometida.
Este modelo baseou-se na hipótese de que a aprendizagem comprometida, orientada
para a diferenciação das práticas de RSC, constitui a dimensão estratégica que
influencia a dinâmica das restantes quatro dimensões da RSC, tendo sempre presente o
primado da ética.
O que se espera como resultado desta pesquisa é que as empresas moçambicanas
passem a dispor de um modelo que possa orientá-las na obtenção de vantagem
competitiva, com base em práticas de governação corporativa e na teoria da agência.
en
Corporate social responsibility (CSR) as management practice is a subject of
everlasting debate and research. In our days, the great challenge faced by management
process is to find out a model which should be efficient, in the perspective that CSR will
bring out competitive advantage and sustainable development.
In order to characterize Mozambican companies, taking in account the models of
CSR that are presented, it was chosen as methodology for this research the grounded
theory, formulated by Glaser & Strauss, taken in the perspective of the substantive
theory.
In the research process a questionnaire was designed, which may be used by the
Mozambican companies as a tool for CSR assessment.
The model which is proposed to give an answer to this research problem is called
Model of corporate social responsibility in 5 dimensions (CSR-5D). The model CSR-5D
takes four dimensions as his basis – compliance, choice, strategy and structure –
presented in Roger Martin’s model The Virtue Matrix.
The model CSR-5D includes a fifth dimension, engaged learning. This model is
based in the hypothesis that engaged learning, oriented toward differentiation in CSR
practices, is the strategic dimension which exerts his influence upon the dynamics of the
others four dimensions of CSR, having always present the primacy of ethics.
The expected result of this research is that Mozambican companies may from now
on have at their disposal a model which may guide them in order to obtain competitive
advantage based on practices of corporate governance and in agency theory.