Título
Mediação cultural: alguns dos seus agentes
Autor
Martinho, Maria Teresa Duarte
Resumo
pt
Esta tese tem como foco principal os mediadores culturais, as suas trajectórias e os seus
perfis. O seu principal objectivo é aprofundar o conhecimento dos profissionais que intervêm
em actividades de mediação cultural, promovidas pelos serviços educativos de instituições
culturais ou por programas públicos realizados no âmbito das políticas nos sectores da cultura
e da educação.
A questão da democratização cultural surge aqui abordada por um ângulo que tem sido
pouco adoptado na agenda da investigação sociológica em Portugal: o que incide nos agentes
que asseguram um modo específico de as pessoas se relacionarem com a cultura e as artes. A
particularidade reside no facto de nessa relação intervirem outras pessoas – os mediadores
culturais –, concretizando-se em actividades de teor pedagógico, tais como visitas guiadas e
ateliês.
O estudo é composto por três partes principais. A primeira corresponde a um
enquadramento da temática, analisando-se tópicos como: antecedentes, políticas e situações
profissionais. Na segunda parte, são caracterizados alguns contextos onde os mediadores
culturais intervêm: instituições (museus de arte contemporânea) e iniciativas (programas de
promoção do livro e da leitura e da música). A terceira parte desenvolve-se em torno dos
percursos de catorze mediadores culturais, através de entrevistas aprofundadas contemplando
diversas dimensões analíticas. A partir da observação de linhas distintivas e de similitudes
neste conjunto foi possível delinear diferentes perfis de mediadores culturais.
A estratégia metodológica adoptada combina os seguintes métodos: análise documental,
entrevistas e observação directa.
en
This thesis focuses on cultural mediators, its trajectories and profiles. The research aims to
increase knowledge about professionals working within cultural mediation activities, giving
special attention to the educational activity of cultural institutions and to some programmes
promoted by cultural and educational policies.
The research deals with the issue of cultural democratization using an approach less carried
within the sociological research’s agenda in Portugal: what focuses on agents which provide a
specific way to people to get connected with culture and art. The particularity has to do with
the intervention of other people in this relationship – the cultural mediators –, getting
materialized into pedagogical activities, such as guided tours and workshops.
The thesis consist of three mains parts. The first part discusses the issue of mediation
cultural, covering subjects such as genealogy, policies and professional situations. The second
part includes the characterization of some contexts employing cultural mediators: institutions
(contemporary art museums) and initiatives (music and reading promotion programmes). The
third part focuses on the trajectories of fourteen cultural mediators, through in-depth
interviews covering several analytical dimensions. From the identification of specificities and
similarities in this group it was possible to define distinct profiles of cultural mediators.
The chosen research strategy combines the following methods: documental analysis,
interviews and direct observation.