Título
Pontes para o futuro: A educação científica de crianças e jovens uma análise sociológica
Autor
Ramiro, Eugénia Maria Bengalinha
Resumo
pt
Tendo como pano de fundo a sociedade do conhecimento, este trabalho baseia-se numa análise
sociológica da educação científica de crianças e jovens, particularmente centrada na ideia d‟a
ciência tal qual se ensina e aprende, procurando captar e fazer uma caracterização fina – na
escola e, partindo dela, noutros domínios de educação científica – dos processos institucionais
de educação científica, das aprendizagens formais, não formais e informais, das redes sociais, da
didáctica das ciências subjacente, dos processos de comunicação e tradução, e de negociação de
actividades. Numa primeira parte faz-se um enquadramento teórico em torno do trinómio
sociedade/ciência/educação. Prossegue-se com uma análise da educação científica como
problema sociológico e com uma reflexão de natureza metodológica. Na terceira e última parte
apresentamos um conjunto de estudos de caso que confluem para o objectivo de aprofundar o
conhecimento sobre como se ensina e aprende ciência na e a partir da escola. Terminamos com
uma proposta de educação em ciência para o século XXI, assente numa lógica de
complementaridade de processos, contextos e recursos, e na interligação entre ensino formal,
não formal e informal, que designámos por educação científica transformal. Que, esperamos,
possa ajudar a construir as pontes que a educação científica (desejavelmente) estabelece com o
futuro: aquisição de competências científicas, capacidade de aprendizagem ao longo da vida e
de resolução de problemas, elevados níveis de literacia científica e reforço do exercício da
cidadania.
en
Having knowledge society as framework this research is based on a sociological analysis of
science education of children and young people. It is particularly centered on the idea of science
as it is teached and learned. Aiming capture and characterize it starting from school but leading
to others domains of science education. Namely formal, non-formal and informal contexts,
social networks, science education didactics, communication and translating processes, and
negotiation activities. We begin with a theoretical framework about society, science and
education. This is followed by an analysis of science education as a sociological problem and
methodological considerations. Finally, on a third part, we present case studies that converge to
the purpose of deepening the knowledge on how one teaches and learns science in and beyond
school. We end with a science education proposal for the XXI century, based on a
complementarity of processes, contexts and resources. And also with the link between formal,
non-formal and informal teaching, that we have called transformal science education. Aiming to
help building bridges for the future when it comes to science education: scientific skills, lifelong
learning, scientific literacy and citizenship reinforcement.