Título
The role of team leadership on the dynamics of teamwork: The relevance of context and time
Autor
Graça, Ana Margarida de Faria e Silva Carvalho
Resumo
pt
O principal objectivo do presente trabalho é compreender de que forma os comportamentos e funções de líder promovem os processos e a eficácia das equipas. Considerando o trabalho em equipa como um processo dinâmico, analisamos o papel de liderança de equipas em diferentes contextos e em diferentes episódios de tarefa das equipas. Para além da revisão de literatura, esta tese inclui quatro estudos empíricos. O objectivo do Estudo 1 foi investigar se a liderança é um mediador entre os processos e a eficácia da equipa. Numa amostra com membros de equipas multidisciplinares (MDT), os resultados suportam a hipótese de que a liderança medeia a relação entre a reflexividade e a eficácia da equipa. O estudo 2 teve como objectivo comparar as funções de liderança de equipas em diferentes contextos usando uma abordagem qualitativa. Os resultados demonstraram que as funções de liderança de transição foram mais mencionadas pelos líderes das equipas de tecnologias da informação (TI) do que pelos líderes das MDT e que estas carecem de uma identificação de critérios de desempenho. No estudo 3 testámos a validade factorial do Team Leadership Questionaire (TLQ) (Morgeson, DeRue, & Karam, 2010) numa amostra de Pequenas e Médias Empresas (PME). Os resultados contribuem para a validação teórica e empírica do instrumento. No estudo 4 procurou-se analisar o impacto das funções de liderança de transição nos processos de acção da equipa ao longo do tempo numa simulação de competição de gestão. As funções de liderança de transição tiveram um efeito significativo na mudança dos processos de equipa de acção. Os resultados dos quatro estudos contribuem para o conhecimento teórico sobre liderança de equipas e fornecem recomendações importantes para as práticas de liderança em equipas.
en
The main goal of the present thesis is to understand how leader behaviors and functions promote team processes and team effectiveness. Assuming teamwork as a dynamic process, we analyzed the role of team leadership in different contexts and considered team tasks temporal episodes. After a broad review of the literature, this thesis includes four studies. The aim of Study 1 was to investigate whether leadership is a mediator of team processes and team effectiveness. Among members of multidisciplinary teams (MDT), the results support the hypothesis that leadership does mediate the relationship between team reflexivity and effectiveness. Study 2 aimed to compare team leadership functions in different team contexts using a qualitative approach. Results showed that transition leadership functions were more frequently mentioned by information technology (IT) team leaders than by MDT leaders and that teams from nonprofit contexts lack defined performance criteria. Study 3 tested the factorial validity of the Team Leadership Questionnaire (TLQ) (Morgeson, et al., 2010) in a sample of Small and Medium Enterprises (SMEs). The results contributed to the theoretical and empirical validation of the instrument. Study 4 sought to examine the impact of transition leadership on team action processes over time in a management competition simulation. Results showed that leadership transition functions had a significant effect on the latent factor representing the change of team action processes. The results of the four studies contribute to our theoretical knowledge on team leadership and highlight important cues for leadership practices focused on teams.