Título
Imagem mediática dos consumos: Mediação do jornalismo de mercado na construção social dos estilos de vida
Autor
Henriques, Susana
Resumo
pt
A presente investigação centra-se na forma como os meios de comunicação social
expressam e constituem os consumos e os estilos de vida nas sociedades contemporâneas.
Com a fusão entre publicidade e programação, os limites entre aquilo que é material
publicitário e não publicitário tornam-se bastante fluídos. Assim, no jornalismo de
mercado a tradicional fórmula que separava o conteúdo dos média (entretenimento,
informação e educação) da publicidade (mensagem de venda) é substituída por outra em
que a própria publicidade pode ser vista como entretenimento e informação, tal como a
normal programação dos média. Esta natureza híbrida está presente nos artigos em
análise.
A perspectiva de análise adoptada foi enformada e informada pelo conceito de mediação
que traduz a relação dinâmica, entre os média e os seus públicos, na reprodução e
produção de sentido em torno das temáticas dos consumos e estilos de vida
Tomamos como referente empírico 1105 notícias da imprensa portuguesa, recolhidas
entre 2004 e 2005, nos jornais e revistas de informação generalista de maior circulação.
Sendo o consumo uma actividade central e estruturante das sociedades actuais, revela
traços constitutivos da sua organização. O presente estudo permitiu identificar alguns
desses traços a partir das dimensões de análise definidas – “cuidados corporais”; “dietas e
alimentos”; “substâncias”; “lazer”; “ícones”; “metareflexividade”. Concluímos que as
sociedades contemporâneas têm vindo a estimular novas exigências nos consumidores, o
que pressupõe consumidores com capacidades de análise crítica, com uma atitude de
responsabilização e capacidade de desenvolver formas organizadas de acção solidária,
expressa no conceito de “consumerismo”.
en
This investigation is centered on the form as the social media express and constitute the
consumptions and life styles of today societies. With the fusing between advertising and
programming, the limits between what is advertising material and not advertising
material become more fluid. Thus, in the market driven journalism the traditional formula
that separated the content of the media (entertainment, information and education) of the
advertising (selling), is replaced by another one, where the proper advertising can be seen
as entertainment and information, such as the normal media programming. This hybrid
nature is present on the articles in analysis.
We take as referring empiricist 1105 news of the portuguese press, collected between
2004 and 2005, in the bigger circulation newspapers and magazines of generalist
information. Being the consumption a central and structural activity of our societies, it
discloses traces constituent of its organization. This study allowed to identify some of
these traces from the defined analysis dimensions – “body care”; “diets and food”;
“health”; “substances”; “leisure”; “icons”; “metareflexivity”. We have concluded that our
societies have been stimulating new requirements in the consumers, which requires them
to have more capacities of critical analysis, an attitude of responsibility and the capacity
to develop organized forms of solidary action, what expresses the concept of
“consumerism”.