Título
Inter-ethnic prejudice reduction in childhood: A common ingroup identity is not enough: The importance of the superordinate category type
Autor
Morais, Maria Rita Catrunfo
Resumo
pt
Esta tese analisa, no âmbito do modelo da identidade endogrupal comum, a eficácia
de diferentes tipos de categoria supraordenada na redução do preconceito intergrupal
entre crianças Portuguesas Brancas e Negras. Especificamente, testámos o efeito de
uma categoria supraordenada relacionada com o estatuto étnico dos grupos (Portugal)
e de uma categoria supraordenada não-relacionada com o estatuto étnico dos grupos
(Escola). Esperávamos que a categoria supraordenada relacionada com o estatuto
enfatizasse a saliência e importância da distinção endogrupo-exogrupo, resultando em
avaliações intergrupais menos positivas. Nesta condição, esperávamos também que
ambos os subgrupos percepcionassem o grupo de alto-estatuto (Brancos) como mais
prototípico da categoria supraordenada do que o grupo de baixo-estatuto (Negros).
Por outro lado, esperávamos que a categoria supraordenada não-relacionada com o
estatuto reduzisse o foco de atenção na distinção endogrupo-exogrupo, originando
avaliações intergrupais mais positivas e uma percepção de maior semelhança entre a
prototipicalidade do endogrupo e do exogrupo. Estas hipóteses foram testadas em três
estudos quasi-experimentais (N = 575) com crianças Portuguesas, Brancas e Negras,
com idades entre os 9 e os 10 anos. Globalmente, os resultados indicam que a
categoria supraordenada Escola, em comparação com Portugal, originou avaliações
intergrupais mais positivas a uma representação mais equilibrada dos subgrupos na
categoria supraordenada, quer para as crianças Brancas quer para as crianças Negras.
Além disso, os efeitos da recategorização e da dupla identidade na percepção de
prototipicalidade e avaliação intergrupal variaram em função do tipo de categoria
supraordenada e do estatuto étnico dos grupos. Estes resultados realçam a importância
de se considerarem os efeitos diferenciados do tipo de categoria supraordenada na
investigação sobre redução do preconceito e, também, na intervenção.
en
This thesis examines, in the framework of the common ingroup identity model, the
effectiveness of different types of superordinate category to reduce intergroup
prejudice among White and Black Portuguese children. Specifically, we tested the
effect of a superordinate category related to groups’ ethnic status (Portugal) and a
superordinate category unrelated to groups’ ethnic status (School). We expected that
the status-related superordinate category would emphasize the salience and
significance of the ingroup-outgroup distinction, resulting in less positive intergroup
evaluations. In this condition, we also expected both subgroups to perceive the higherstatus
group (White) as more prototypical of the superordinate category than the
lower-status group (Black). On the other hand, we expected that a status-unrelated
superordinate category would shift attention away from the ingroup-outgroup
distinction, resulting in more positive intergroup evaluations and more similar ingroup
and outgroup prototypicality perception. These predictions were tested in three quasiexperimental
studies (N = 575) with White and Black Portuguese children aged 9-10.
Overall, our results indicate that the superordinate category School, compared to
Portugal, resulted in more positive intergroup evaluations and a more balanced
representation of the subgroups within the superordinate category, for both White and
Black children. Moreover, recategorization and dual identity’s effects on
prototypicality perceptions and intergroup evaluation were found to vary as a function
of the type of superordinate category and groups’ ethnic status. These findings
highlight the importance of considering the differential effects of the type of
superordinate category in prejudice reduction research and interventions.