Título
A análise da relação entre o Balanced Scorecard e a estratégia: Estudo de caso
Autor
Ferreira, Ana Maria Dias Simões da Costa
Resumo
pt
Esta investigação contribui para um maior conhecimento das relações entre as práticas de
Controlo de Gestão (CG) e a estratégia. Analisa, em particular, o uso do Balanced ScoreCard
(BSC) na forma de diagnóstico e na forma interactiva, e a sua relação com a implementação e
a mudança da estratégia. O estudo empírico foi realizado na Unidade de Negócios (UN) de
Aglomerados Compósitos (AC) do Grupo Corticeira Amorim (CA) e descreve um caso de
sucesso na adopção e uso da metodologia do BSC.
Na UN estudada, o BSC é usado para suportar os vários processos de gestão da estratégia. Ao
longo dos anos, os gestores aperfeiçoaram a forma de uso do BSC, obtendo melhorias
progressivas sobre a eficácia da ferramenta. O gap entre os propósitos declarados e o uso
efectivo é reduzido. Apesar de algumas dificuldades, a adopção e uso do BSC são
percepcionados, pelos gestores da UN de AC, como um caso de sucesso.
Uma das conclusões deste trabalho é a de que a metodologia do BSC pode ser usada na forma
de diagnóstico para implementar as estratégias deliberadas e, em simultâneo, na forma
interactiva para promover a aprendizagem, apoiar a revisão da estratégia e fazer emergir
novas estratégias. O BSC pode ainda ser usado para comunicar as crenças e fronteiras
subjacentes às opções estratégicas da Organização. O estudo focaliza a atenção no uso
interactivo do BSC, identificando os factores de sucesso e os benefícios desta forma de usar o
BSC.
A mudança e evolução das práticas de CG foram estudadas à luz da Velha Economia
Institucional (VEI). O grau de aceitação e de institucionalização dos procedimentos e práticas
parecem ser determinados, em grande medida, pelo uso interactivo do BSC.
en
This research deepens the knowledge of the relationship between Management Control
practise and Strategy. It particularly focuses on the use of the Balanced Scorecard, on its
diagnosis and interactive mode, and its relationship with strategy implementation and change.
The empirical study has been made on the Amorim Cork Composites (ACC) business unit of
Corticeira Amorim Group describing a true success case of BSC's methodology adoption and
use.
In this business unit, BSC supports the several processes of strategy management. Throughout
the years, managers fine tuned the way they used BSC, locking in progressive improvements
on the tool effectiveness. The gap between stated purpose and effective use is not significant.
In spite of some setbacks, the adoption and use of BSC are viewed by business unit managers
of ACC as a proven success.
One of the conclusions of this research is that BSC methodology may be used under a
diagnosis mode to implement deliberated strategies and, simultaneously, under an interactive
mode to promote learning, support strategy revision and provide conditions for new strategies.
BSC may still be used to communicate beliefs and boundaries underlying the organization
strategic options. The research focus on the interactive use of BSC identifying critical success
factors and benefits of this form of use of BSC.
Change and practise evolution of management control were studied from an Old Institutional
Economics' standpoint. Procedures and practise acceptance and institutionalization seem to be
largely determined by the interactive use of BSC.