Teses e dissertações

Doutoramento
Gestão
Título

A análise da relação entre o Balanced Scorecard e a estratégia: Estudo de caso

Autor
Ferreira, Ana Maria Dias Simões da Costa
Resumo
pt
Esta investigação contribui para um maior conhecimento das relações entre as práticas de Controlo de Gestão (CG) e a estratégia. Analisa, em particular, o uso do Balanced ScoreCard (BSC) na forma de diagnóstico e na forma interactiva, e a sua relação com a implementação e a mudança da estratégia. O estudo empírico foi realizado na Unidade de Negócios (UN) de Aglomerados Compósitos (AC) do Grupo Corticeira Amorim (CA) e descreve um caso de sucesso na adopção e uso da metodologia do BSC. Na UN estudada, o BSC é usado para suportar os vários processos de gestão da estratégia. Ao longo dos anos, os gestores aperfeiçoaram a forma de uso do BSC, obtendo melhorias progressivas sobre a eficácia da ferramenta. O gap entre os propósitos declarados e o uso efectivo é reduzido. Apesar de algumas dificuldades, a adopção e uso do BSC são percepcionados, pelos gestores da UN de AC, como um caso de sucesso. Uma das conclusões deste trabalho é a de que a metodologia do BSC pode ser usada na forma de diagnóstico para implementar as estratégias deliberadas e, em simultâneo, na forma interactiva para promover a aprendizagem, apoiar a revisão da estratégia e fazer emergir novas estratégias. O BSC pode ainda ser usado para comunicar as crenças e fronteiras subjacentes às opções estratégicas da Organização. O estudo focaliza a atenção no uso interactivo do BSC, identificando os factores de sucesso e os benefícios desta forma de usar o BSC. A mudança e evolução das práticas de CG foram estudadas à luz da Velha Economia Institucional (VEI). O grau de aceitação e de institucionalização dos procedimentos e práticas parecem ser determinados, em grande medida, pelo uso interactivo do BSC.
en
This research deepens the knowledge of the relationship between Management Control practise and Strategy. It particularly focuses on the use of the Balanced Scorecard, on its diagnosis and interactive mode, and its relationship with strategy implementation and change. The empirical study has been made on the Amorim Cork Composites (ACC) business unit of Corticeira Amorim Group describing a true success case of BSC's methodology adoption and use. In this business unit, BSC supports the several processes of strategy management. Throughout the years, managers fine tuned the way they used BSC, locking in progressive improvements on the tool effectiveness. The gap between stated purpose and effective use is not significant. In spite of some setbacks, the adoption and use of BSC are viewed by business unit managers of ACC as a proven success. One of the conclusions of this research is that BSC methodology may be used under a diagnosis mode to implement deliberated strategies and, simultaneously, under an interactive mode to promote learning, support strategy revision and provide conditions for new strategies. BSC may still be used to communicate beliefs and boundaries underlying the organization strategic options. The research focus on the interactive use of BSC identifying critical success factors and benefits of this form of use of BSC. Change and practise evolution of management control were studied from an Old Institutional Economics' standpoint. Procedures and practise acceptance and institutionalization seem to be largely determined by the interactive use of BSC.

Data

23-jan-2013

Palavras-chave

Interactive control
Controlo de gestão -- Management control
Balanced Scorecard --
Estudo de caso -- Case study
Controlo interativo

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo