Título
A gestão de recursos humanos em Portugal: análise sociológica da construção de um campo profissional
Autor
Almeida, António José de Sousa
Resumo
pt
Tendo por objectivo estudar o processo de profissionalização da gestão de recursos
humanos em Portugal, o presente relatório procura dar conta, a partir de um estudo
exploratório, dos principais mecanismos sociais que estão subjacentes à construção do
grupo dos profissionais de recursos humanos. Partindo de uma perspectiva que entende
os processo de profissionalização como o resultado de dinâmicas sociais e históricas
atravessadas por contradições e conflitos, apresenta-se uma proposta de delimitação do
campo profissional da GRH enquanto o conjunto interdependente de estruturas, actores
e mecanismos de interacção que assumem configurações próprias em cada contexto
social e temporal. Os resultados obtidos revelam as dificuldades com que os
profissionais de recursos humanos se confrontam para construir um projecto
profissional colectivo e uma identidade partilhada, dada a diversidade de atributos que
caracterizam o grupo, a par da centralidade da empresa na definição dos critérios de
avaliação profissional.
en
Aiming to study the process of professionalization of human resources management in
Portugal, this report seeks to account, from an exploratory study, the social mechanisms
that underlie the construction of the group of human resource professionals. From a
perspective that understands the process of professionalization as the result of a sociohistorical
dynamic and crossed by contradictions and conflicts, it presents a proposal for
delimitation of the professional field of HRM as a set of interdependent structures,
actors and mechanisms of interaction that assume own settings for each spatial and
temporal context. The results show the difficulties that HR professionals face in
building a professional collective project and a shared identity because of the diversity
of attributes that characterize the group aware of the centrality of the company in
defining the criteria for professional evaluation.