Título
Qualificar adultos em Portugal: Políticas públicas e dinâmicas sociais
Autor
Gomes, Maria do Carmo Matos
Resumo
pt
As políticas públicas dirigidas à qualificação de adultos registaram na primeira década
do século XXI, em Portugal, um impulso decisivo, refletindo as exigências dos quadros
sociais e económicos contemporâneos e as transformações ocorridas nos sistemas de
educação-formação dos países desenvolvidos. A intervenção realizada entre 2005 e
2010, delimitada pelo primeiro ciclo da Iniciativa Novas Oportunidades e pela criação
do Sistema Nacional de Qualificações, assume características específicas através de um
conjunto de estruturas, instrumentos e operadores, de entre as quais se destacam os
Centros Novas Oportunidades. A análise empírica realizada aos percursos de
qualificação de adultos permitiu identificar um conjunto de dinâmicas sociais,
estruturadas por fatores institucionais e recursos sociais. A escolaridade e o emprego
assumem-se neste contexto como recursos-chave para as trajetórias bem sucedidas de
qualificação de adultos. Convergência, síntese, integração e equidade são os quatro
efeitos sociais mais relevantes do ponto de vista sociológico induzidos a partir das
políticas públicas e o contributo central desta tese para o conhecimento sociológico.
en
Adult’s qualification public policies in the first decade of this century in Portugal
recorded a decisive impulse, reflecting the demandsof contemporary economic and
social frameworks and the changes occurring in education and training systems of the
most developed countries. The intervention that hasbeen carried out between 2005 and
2010, bounded by the first cycle of the New Opportunities Initiative and the creation of
the National Qualification System assumes specific characteristics through a set of
structures, instruments and operators, among which it has to be stressed the New
Opportunities Centres. The empirical analysis of adults’ qualification pathways allowed
identifying a set of social dynamics, structured byinstitutional factors and social
resources. Educational and professional resources are in this context assumed as key
resources to successful adult’s qualification trajectories. Convergence, synthesis,
integration and equity are the four most important social effects in a sociological point
of view that were induced by public policies in this field.