Título
O papel do território no processo de inovação empresarial
Autor
Nunes, Sérgio Paulo Leal
Resumo
pt
Esta dissertação tem como objectivo investigar em que medida o território condiciona o
processo de inovação empresarial. Partindo da questão conceptual que relaciona a
inovação e o território, desenvolve-se um quadro teórico que integra três componentes.
A primeira componente trata da génese do processo de inovação, procurando definir os
conceitos que permitem considerar a inovação como um processo interactivo e
sistémico, suportado por múltiplas dinâmicas de aprendizagem e formas de
conhecimento. A segunda componente identifica as principais abordagens teóricas da
inovação, nomeadamente aquelas que consideram os contextos internos como
determinantes na inovação e as perspectivas que consideram a inovação como resultado
da articulação dos contextos internos com os contextos externos. A terceira componente
trata das redes enquanto dinâmicas de interacção, que procuram fazer a ligação entre os
contextos internos e externos das empresas, dando especial relevo aos diversos canais e
contextos de interacção e ao papel desempenhado pelos diferentes tipos de proximidade.
Tendo estabelecido o quadro teórico de análise, determina-se o modelo empírico de
investigação. Este modelo empírico incorpora um conjunto de hipóteses que serão
testadas com recurso a diversas técnicas estatísticas e econométricas, utilizando
informação constante de uma base de dados obtida através de um questionário às
empresas. A base de dados tem 397 observações e está estratificada por nível de
intensidade tecnológica, dimensão e região. Finalmente, identificam-se diferentes
modos de inovar e faz-se uma breve análise à relação entre a crise internacional e a
inovação. Termina-se com a apresentação das conclusões e algumas pistas de
investigação futura.
en
The purpose of this dissertation is to study to what extent the territory affects the
process of business innovation. Based on the conceptual question that relates territory
and innovation, it aims to develop a theoretical framework that integrates three
components. As far as the genesis of the innovation process is concerned, it seeks to
define of concepts that allow us to consider innovation as a systemic and interactive
process, supported by multiple learning dynamics and forms of knowledge. The second
item identifies the main theoretical approaches to innovation, especially those that
consider the internal contexts as critical to it, and the perspectives that consider
innovation as a result of the matching of internal with external contexts. Finally, the
third part will address networks as a dynamics of interaction, seeking to make the
connection between internal and external contexts for firms. A special emphasis will be
placed on the various channels and contexts of interaction and on the role played by
different types of proximity. Having established the theoretical framework, it
determines the model of empirical research. This model incorporates a set of empirical
assumptions to be tested using several statistical and econometric techniques, with
information found in a database obtained through a business survey. The database has
397 observations stratified by levels of technological intensity, size and region. Finally,
it identifies different modes of innovation and makes a brief analysis of the relationship
between the international crisis and innovation. Finally, it ends with the presentation of
conclusions and some clues for future research.