Título
Vidas reflectidas: Sentidos, mecanismos e efeitos da reflexividade individual
Autor
Caetano, Ana
Resumo
pt
O foco analítico desta investigação direcciona-se para os mecanismos sociais da reflexividade
individual. Pretende-se compreender como pensam as pessoas sobre si mesmas, que sentidos
atribuem às suas opções passadas, como interpretam a sua situação presente e que projecções de
futuro elaboram, tendo em consideração as suas circunstâncias sociais, os contextos por onde se
movem e as relações em que investem. Mais concretamente, a análise centra-se nos processos de
formação de competências reflexivas, nas suas modalidades de exercício, bem como nos efeitos que
as mesmas podem ter na acção. Para o efeito foi operacionalizado o conceito de reflexividade através
da construção de um modelo de processos reflexivos ao nível individual, que combina elementos do
realismo crítico com propostas da teoria disposicionalista e da teoria da estruturação, distinguindo as
dimensões interna e externa da acção e estruturando-se em torno de diferentes níveis de análise, a que
correspondem processos distintos de mediação entre estrutura e agência. A prossecução dos
objectivos definidos concretizou-se na aplicação de uma estratégia metodológica qualitativa assente
na realização de vinte entrevistas de cariz biográfico, cada uma delas decorrendo em duas sessões
distintas, a um conjunto diversificado de pessoas. Com base na análise destes casos foi identificada
uma tipologia de perfis reflexivos, composta por cinco categorias, definidas a partir da conjugação
variável de processos de formação, exercício e eficácia causal da reflexividade: auto-referencial,
pragmático, funcional, resistente e resiliente. Esta diferenciação de perfis reflexivos permitiu
perceber a natureza tripartida da reflexividade individual: é uma capacidade partilhada por todas as
pessoas enquanto requisito da existência em sociedade, mas também uma competência que pode ser
desenvolvida em diferentes contextos ao longo do percurso biográfico, bem como um recurso
mobilizável para dar resposta às diferentes circunstâncias que os sujeitos enfrentam quotidianamente
e ao longo das suas vidas.
en
The analytical focus of this research is directed at the social mechanisms of personal reflexivity. The
aim is to understand how people think about themselves, what meanings they attach to their past
options, how they interpret their present situation and what future projects they elaborate, taking into
account their social circumstances, contexts and relationships. More specifically, the analysis focuses
on the formation of reflexive skills, on how they are exercised and on the effects they may have on
action. An analytical model of reflexive processes at the individual level was elaborated, combining
elements from critical realism, with propositions from dispositionalist theory and structuration theory.
This model distinguishes internal and external dimensions of action and it is structured around
different levels of analysis, according to distinct processes of mediation between structure and
agency. In order to accomplish the research goals a qualitative methodological device was designed,
consisting on the realization of 20 biographical interviews, each one taking place in two different
sessions, to a social diverse set of people. The analysis of these cases allowed for the identification of
a typology of reflexivity profiles, defined by a variable articulation between the means of formation,
the modalities of exercise and the causal efficacy of reflexive processes: self-referential, pragmatic,
functional, resistant and resilient. This differentiation of modes of reflexivity revealed the tripartite
nature of personal reflexivity: it is a capability shared by all people as a condition of existence in
society, but also a skill that can be developed in different contexts throughout the biographical
pathway, as well as a resource mobilized as a response to the different circumstances subjects face on
a daily basis and throughout their lives.