Título
Doctors’ job satisfaction, organizational citizenship behavior and burnout: an empirical study in China’s public hospital
Autor
Xiaoqiu, Li
Resumo
pt
Dimensões como a satisfação no trabalho, o comportamento de cidadania organizacional
(CCO) e o esgotamento têm sido bastante estudadas, mas a investigação sobre como estas
dimensões se relacionam entre si é ainda escassa. Esta tese utiliza métodos de investigação
quantitativos e qualitativos na expectativa de contribuir para um melhor conhecimento da
forma como estes construtos interagem, através de um estudo empírico de uma amostra de
médicos a trabalhar nos quatro maiores hospitais públicos na cidade chinesa de Shenzhen.
Um questionário foi distribuído a 571 médicos tendo sido recolhidos 485 exemplares
válidos. Foram utilizadas diversas técnicas estatísticas para processamento dos dados
incluindo estatística descritiva, análise fatorial, análise de variância unidirecional, correlação
e regressão múltipla no sentido de estudar as dimensões em análise como um todo e explorar
as relações entre elas. Os resultados revelam que os médicos inquiridos têm um baixo nível
de satisfação no trabalho e de CCO. Além disso sofrem de um elevado nível de esgotamento
derivado sobretudo de exaustão emocional. Nos médicos estudados, a satisfação no trabalho
está negativamente correlacionada com o nível de esgotamento e exerce uma influência
negativa sobre ele. Contudo, a satisfação no trabalho não está relacionada com o CCO, mas
apenas regista uma correlação positiva com uma das suas dimensões, a harmonia
interpessoal. Por seu turno, o CCO tem uma correlação negativa com o esgotamento
enquanto que a exaustão emocional, uma dimensão de esgotamento, regista uma correlação
negativa significativa com o CCO e com as suas dimensões de altruísmo, consciencialização
e harmonia interpessoal. Os resultados sugerem ainda que o CCO pode ter um efeito
amortecedor no nível de esgotamento que os médicos sofrem no trabalho. Este efeito pode
constituir uma base para modelos interativos de forma a que, por exemplo, um aumento de
CCO possa contribuir para diminuir o nível de esgotamento. Em resumo verificou-se que a
satisfação no trabalho é um preditor válido de esgotamento e que o CCO tem um efeito
amortecedor na relação entre a satisfação no trabalho e o esgotamento: quanto mais elevado
for o CCO mais reduzida é a influência que a satisfação no trabalho pode ter no sentido de
proteger os médicos de esgotamento. Foram ainda conduzidas entrevistas que ajudaram a
explicar e a interpretar os resultados do inquérito.
en
Job satisfaction, organizational citizenship behavior (OCB) and burnout have been
heavily researched, but the study of the relationships among these three constructs has been
rare. In this thesis quantitative and qualitative research methods are employed to address this
gap by studying the relationships among doctors’ job satisfaction, OCB and burnout in a
selected sample of China’s public hospitals.
A questionnaire survey was distributed to 571 doctors in four municipal public hospitals
in Shenzhen, China and 485 valid copies were collected. Statistical analysis techniques and
methods such as descriptive statistics, factor analysis, correlation analysis, one-way analysis
of variance, regression analysis have been used to study doctors’ job satisfaction, OCB and
burnout as a whole and explore the relationship among the three dimensions. The results
suggest that the doctors have low job satisfaction and low organizational citizenship behavior.
Results suggest that doctors in this study have low job satisfaction and low OCB. Moreover,
they suffer from strong burnout due to a high level of emotional exhaustion. Among doctors
in those China’s public hospitals studied, job satisfaction is negatively correlated to burnout
and has a negative impact on it; job satisfaction is not correlated to OCB, but only positively
correlated to interpersonal harmony, a dimension of OCB. OCB is negatively correlated to
burnout, and the emotional exhaustion dimension of burnout is significantly negatively
correlated to OCB and its altruism, conscientiousness and interpersonal harmony dimensions.
Results suggest that OCB might have a buffer effect against the burnout that doctors
experience at work. This buffer effect forms the basis of interactive models so that, for
example, an increasing OCB may help reduce burnout. In summary, job satisfaction was a
valid predictor of burnout, whereas OCB was found to moderate the relationship between job
satisfaction and burnout: the higher the OCB, the less the magnitude of the job satisfaction
influence in protecting doctors from burnout.
Twenty six interviews were conducted to explain the quantitative findings. Practical
implications were discussed.