Título
Os viajantes e o turismo : Narrativas, modos de vida e representações sociais
Autor
Joaquim, Maria da Graça Luís da Conceição
Resumo
pt
O estudo em causa tem como objecto central os Viajantes e a sua relação com o turismo, através das suas práticas, modos de vida, narrativas e representações sociais sobre a viagem e o turismo. As categorias construídas resultam de uma análise aprofundada das variáveis trabalhadas e das tipologias de viajantes construídas durante o processo de tratamento dos dados, reflectindo teoricamente as clivagens entre os três tipos de Viajantes entrevistados. Central, nesta abordagem, são os três tipos de Viajantes conceptualizados cruzando o material teórico e empírico, a saber: Os Puros e Duros, Os Profissionais e Os Viajantes Turistas.
Os Puros e Duros, viajando à margem da indústria turística, alimentam o universo simbólico tanto dos Profissionais como dos Viajantes Turistas, respectivamente ao nível das narrativas de viagens e da comercialização do turismo aventura.
Os Profissionais desempenham sem dúvida o papel de minorias inovadoras do turismo, tanto ao nível das narrativas de viagem como no papel de líderes em turismo aventura e os Viajantes Turistas são protagonistas da indústria turística participando ambos os grupos, activamente, na comercialização das suas próprias experiências.
Os resultados deste trabalho apontam para a pluralidade da experiência de viagem e turística, num mosaico de configurações onde se cruzam e sobrepõem representações e práticas que recobrem, tanto as perspectivas modernistas e objectivistas, como as construtivistas ou simbólicas e ainda as pós modernistas e subjectivistas.
en
The main subject matter of this research is the Traveller and the traveller‟s relationship with Tourism through its practices, ways of life, narratives and social representations of travelling and tourism. The categories formulated are the result of a thorough analysis of all the variables researched and reflect theoretically the differences between the three types of travellers interviewed. Central to this approach are fundamental conceptualizations that differentiate three groups of travellers by crossing the empirical data and the theoretical foundations: The Pure and Rough, The professionals and The Tourist Traveller.
The Pure and Rough travel at the edge of the Tourism Industry feeding the symbolic universe of The Professionals, in connection to their narratives of travelling, and The Tourist Travellers, regarding the commercialization of the touristic adventure.
The Professionals perform a crucial role as an innovative touristic minority both as their role as leaders of the Touristic adventure as for their contribution to the narratives of travelling. The Travellers Tourists are the protagonists of the touristic industry. Both of these groups actively take part in the commercialization of their own experiences.
The conclusion of this research suggests the Plurality of the Traveller and the Tourist experiences in a plane where representations and practices cross and intersect and cover numerous theories: the modernist and the objectivist theories, the constructivist and the symbolic theories and the post modernist and the subjectivist theories.