Título
Anger and creative process engagement in the organisational context
Autor
Costa, Carla Filipa Gomes da
Resumo
pt
A relação entre afeto e criatividade tem vindo a ser estudada pela abordagem centrada na
valência, a qual diferencia a existência de emoções positivas e emoções negativas, (a
dimensão valência é o fator distintivo entre estes dois grupos de emoções), em detrimento da
análise de emoções particulares cada qual com características próprias (Baas, De Dreu &
Nijtad, 2008; George & Zhou, 2002). O objetivo desta dissertação é considerar uma emoção
específica – a ira – com base na abordagem emocional específica, a qual defende que cada
emoção possui as suas idiossincrasias (Lerner & Keltner, 2000; Zeelenberg & Pieters, 2004).
Foi estudada a relação da ira com o envolvimento no processo criativo, o qual consiste no
processo que conduz a resultados criativos e o qual tem sido menos estudado
comparativamente ao estudo dos resultados inerentes a esse mesmo processo (Shalley &
Gibson, 2004). No estudo desta relação foram incluídos os efeitos de interação de algumas
variáveis moderadoras relevantes. O primeiro artigo debruça-se sobre as características
comuns e as diferenças entre a ira – como estado emocional e como traço disposicional – e o
envolvimento no processo criativo, bem como o papel moderador da regulação emocional
nestas interações. O segundo artigo discute as diferenças entre os três níveis de envolvimento
no processo criativo e o papel moderador do suporte emocional por parte dos colegas de
trabalho e o papel do conflito relacional. O terceiro artigo pretende estudar de que modo a ira
é explicada pela exaustão emocional e pelo clima psicológico competitivo percebido. As
principais contribuições são discutidas numa perspetiva de gestão e desenvolvimento de
recursos humanos.
en
The study of affect related to creativity has been relied on the valence-based approach,
considering differences between positive and negative emotions. The valence dimension has
been the distinct factor among each group of emotions, instead of analysing discrete emotions
with particular characteristics and how they affect creativity (Baas, De Dreu & Nijtad, 2008;
George & Zhou, 2002). The goal of this dissertation is to consider the specificity of one
discrete emotion – anger – based on the specific emotion approach, which asserts that each
emotion has its idiosyncrasies (Lerner & Keltner, 2000; Zeelenberg & Pieters, 2004). It was
studied anger relationship with creative process, which is the process leading to creative
outcomes and that has been less studied than creative outcomes (Shalley & Gibson, 2004).
This relationship included the interaction effects of some relevant moderators. The first article
studies individual characteristics influencing creative process engagement, such as state anger
and trait anger temperament. Emotion regulation as a moderator of these relationships was
considered, as an emotional skill influenced by social norms. The second article discusses the
existing differences in the relationship between anger and the three levels of creative process
engagement. It is also considered the relevance of contextual factors in this relationship by
analysing the moderation role of co-worker support and relationship conflict. The third article
attempts to study how anger is caused by emotional exhaustion and competitive psychological
climate. The main contributions are discussed from a human resources development and
management perspective.