Título
Redes interpessoais e dinâmicas de acesso ao conhecimento de cientistas portugueses
Autor
Videira, Pedro Miguel Rito Alves
Resumo
pt
Este estudo pretende contribuir para o conhecimento sobre as redes interpessoais que os cientistas constroem ao longo do seu percurso e sobre o papel destas redes nas suas dinâmicas de acesso ao conhecimento que mobilizam para a sua actividade profissional.
Através de um modelo analítico suportado na recolha de dados primários junto de uma amostra alargada de cientistas portugueses procurámos, num primeiro momento analítico, uma melhor compreensão das suas redes de acesso ao conhecimento, ao longo de três dimensões essenciais: i) o seu processo de construção; ii) a sua composição, abrangência geográfica e características estruturais; e iii) a natureza e importância do conhecimento que por elas circula. Adicionalmente, procurámos ainda aferir o impacte das trajectórias de mobilidade internacional dos cientistas, das suas pertenças disciplinares diferenciadas e das suas características socioprofissionais nas redes que mobilizam e nas dinâmicas de conhecimento que lhes subjazem.
As análises efectuadas permitiram-nos uma melhor compreensão acerca da importância da proximidade física nos processos de construção das redes e da mobilidade científica na sua internacionalização. Os resultados obtidos trazem ainda uma contribuição inovadora à literatura sobre redes de conhecimento ao sugerirem que estas redes não são uma realidade una e homogénea, mas sim compostas por múltiplos níveis ou segmentos, com características distintas e funcionando sob lógicas e propósitos diferenciados.
As diferenças geracionais encontradas e a influência das pertenças disciplinares nas redes de conhecimento levaram-nos a reflectir sobre as mudanças ocorridas no sistema científico global e nacional nas últimas décadas e como essas mudanças influenciam os processos de produção e circulação de conhecimento.
en
This work aims to contribute to our knowledge on the interpersonal networks that scientists build along their professional path and their role in the processes through which they access the knowledge that they mobilize in their professional activity.
Resorting to an analytical model supported by the collection of primary data from a large sample of Portuguese scientists, we sought a better understanding of their knowledge access networks, along three crucial dimensions: i) their construction processes; ii) their composition, geographical span and structural characteristics; and iii) the nature and importance of the knowledge that circulates through them. In addition, we’ve also aimed to assess the impact of the international mobility trajectories of scientists, their disciplinary affiliations and their socio-professional characteristics in the networks they mobilize and in the knowledge dynamics that underlie them.
The analysis brought a better understanding of the importance of physical proximity in the construction of knowledge networks and of scientific mobility in their internationalization. The empirical results obtained also bring an innovative contribution to the literature on knowledge networks by suggesting that these networks are not a homogeneous reality but are composed of multiple levels or sections, with dissimilar characteristics which function under different logics and to different purposes.
The generational differences we have come across and the influence of disciplinary affiliations on knowledge networks have led us to reflect on the changes that have taken place in the global and national scientific system in recent decades and on how these changes influence the knowledge production and circulation processes.