Título
Establishment of a distribution network for Aqua Organic Cosmetics
Autor
Gumpert, Simona
Resumo
pt
Aqua Organic é uma empresa de cosmético alemã com sede no coração de Munique. A linha
de produtos consiste apenas produtos de cosmético premium, o que coloca a marca num nicho
de mercado bastante específico. Os principais fatores de sucesso de uma marca orgânica
consistem no grau de pureza, a sustentabilidade presente ao longo de todo o processo, a oferta
de um serviço complementar, a preocupação na responsabilidade social, uma filosofia
específica, e o mais importante é que o faz aliando os cosméticos naturais a uma aparência
muito exclusiva e moderna.
Hoje em dia os consumidores estão mais conscientes acerca das questões de sustentabilidade
e cuidado orgânico. Os hábitos de consumo e exigências em relação a estes produtos tem
crescido continuamente. Para além disso, a Aqua Organics enfrenta cada vez mais uma
concorrência de Mercado, caracterizado pelo crescimento de empresas deste tipo.
Competidores diretos e indiretos complicam o sucesso da actividade económica. Empresas de
cuidado orgânico e ramificações deste género de produtos provenientes de marcas grandes e
estabelecidas no Mercado da cosmético entopem o Mercado.
Sendo assim, esta tese pretende elaborar um plano de distribuição e comunicação para a
marca de cosmético orgânica, Aqua Organic. Os resultados de pesquisa interna, externa e de
análise competitivo irão ajudar a implementar propostas de resolução. A proposta de
implementação consiste no desenvolvimento de uma estratégia de marketing e de várias
recomendações a nível operacional. O plano de distribuição é composto tendo em conta o
seus canais e intermediaries. O plano de comunicação, por outro lado, revela ações de
comunicação especificas para B2B, de maneira a aumentar a notoriedade da marca.
en
Aqua Organic is a German cosmetic company with its head office in the heart of the Munich
city centre. The product line contains only premium organic care cosmetics, which locates the
brand in a niche market. The main key success factors of an organic brand refer to the purity
of the ingredients, the sustainable approach through all processes, a complementary service
offering, social responsibility, an exclusive philosophy and most importantly combining
natural cosmetics with classic aspiration and a modern, fashionable appearance.
Nowadays, consumers get more conscious about sustainability and organic care. The
consumer habits and demands towards organic cosmetics experience a major take off.
Therefore, Aqua Organic faces an increasing competitive market, characterised by the growth
of organic care companies. Direct and indirect competitors complicate the successful
economic activity. Organic care companies in the niche market as well as mass-market natural
care firms and product enhancements from well-established cosmetic brands overstock the
market.
Therefore, this project thesis elaborates a distribution and communication plan for the organic
cosmetic brand Aqua Organic. Results of the research data as well as an internal, external and
competitive analysis help to implement proposals. The implementation proposal consists on
the development of a marketing strategy and operational recommendations. The distribution
plan is composed of propositions regarding channels and intermediaries. The communication
plan, on the other hand, reveals specific business-to-business communication actions in order
to increase the brand awareness.