Título
Plano de marketing para startup: Mr. Refs
Autor
Dias, Victor Almeida Abrantes Abussafi de Lima
Resumo
pt
O mercado de recrutamento vive, a nível mundial, numa necessidade de atualização às
novas tecnologias. Para muitas empresas, os serviços oferecidos tornaram-se commodities
e não é mais dado tanto valor às ofertas das consultoras e meios tradicionais. Novos
projetos surgem constantemente e foi dessa necessidade que surgiu o Mr. Refs. Baseado
na comprovada importância das referências no recrutamento, a plataforma propõe
democratizar este processo e permitir alargar as bases de contactos das empresas para
obter mais referências, dentro de um ambiente autorregulado que ofereça bons
candidatos, com agilidade e preços acessíveis.
O presente trabalho tem como intuito desenvolver um plano de marketing para a
plataforma de recrutamento por referências, Mr. Refs, que enfrentou dificuldades para se
estabelecer após o seu lançamento. Lançada em 2015, em parceria com a Jason
Associates, a startup arrancou com diversas grandes empresas de Portugal como clientes
e atingiu rapidamente um bom número de utilizadores. No entanto, a viabilidade do
projeto foi condicionada por problemas de performance, que levaram à sua interrupção
em 2016.
Aspetos tecnológicos, baixas receitas e dificuldade com alguns segmentos de
oportunidades anunciadas exigiam alterações no plano inicial, para recolocar o projeto no
rumo da consolidação necessária para uma startup.
Este plano identifica os principais problemas encontrados, analisa a atuação dos
concorrentes e propõe uma série de iniciativas para, a médio prazo, tornar a empresa
interessante para investidores que possam financiar a internacionalização do negócio.
Apesar de algumas limitações, fica possível perceber o gap existente entre a necessidade
do mercado e o posicionamento inicial do Mr. Refs e é proposto um reposicionamento,
com novas funcionalidades, nova estratégia de preços e reforço da comunicação, ações
que, se corretamente executadas, podem marcar o renascimento de um projeto que teve
uma boa aceitação inicial e vê um futuro de sucesso.
en
Worldwide, the recruitment market lives the need to upgrade itself to the new
technologies. For most companies, recruitment have become a commodity and no
additional value is seen on the traditional offer. New projects are constantly emerging and
it was in this scenario that Mr. Refs was started. Based on the proven importance of
references in recruitment, the platform proposes to democratize this process and enable
companies to extend their contact bases for references, in a self-regulated environment
that offers good candidates fast and affordable.
This work has the intention to develop a marketing plan for the reference-based
recruitment platform, Mr. Refs, which struggled to settle after its release. Launched in
2015, in partnership with Jason Associates, the startup took off with several large
companies as clients in Portugal and reached quickly a relevant number of users.
However, the viability of the project was conditioned by performance problems, which
led to its discontinuation in 2016.
Technological aspects, low income and difficulty with advertised opportunities in some
segments require changes to the initial plan, in order to get the project back on the path
of consolidation needed for a startup.
This plan identifies the main problems encountered, analyze the performance of
competitors and proposes a number of initiatives in the medium-term to turn the company
interesting for investors to fund the internationalization of the business.
Despite some limitations, it is possible to identify the existing gap between market needs
and the initial positioning of Mr. Refs and a repositioning is proposed, with new features,
new pricing strategy and enhanced communication. Actions that, if implemented
correctly, could mark the rebirth of a project that had good initial acceptance and can see
a successful future.