Título
Can anti-ageing experiences and mindfulness contribute to enhance well-being and reduce cognitive age of German elderly? A tripartite conceptual framework
Autor
Middendorf, Jan
Resumo
pt
O propósito deste estudo é analisar as inter-relações de plena consciência (mindfulness), ao
bem-estar do consumidor e à idade cognitiva entre os consumidores seniores na Alemanha, que
foram questionados sobre a importância dos fatores de decisão de compra de produtos antienvelhecimento
e a frequência que eles usam esses produtos.
A entrega e recolha do questionário em papel foi realizado em duas universidades seniores
Alemãs para determinar e avaliar a pontuação para os conceitos em estudo relativos à perceção
dos consumidores. Usando SPSS, as análises de regressão simples e múltipla e a de cluster
foram aplicadas para avaliar as respostas de 211 questionários válidos.
Os resultados revelam que a atenção plena do consumidor afeta positivamente a felicidade
subjetiva e a satisfação com a vida dos consumidores idosos. Além disso, o estudo confirma
resultados anteriores que a idade cronológica está positivamente relacionada com a idade
cognitiva dos seniores (ou seja, o hiato entre a idade efetiva e a percecionada).
Embora, o estudo tenha sido realizado com cuidado, a fim de evitar enviesamentos, o facto de
ter sido recolhido junto de estudantes seniores de duas universidades alemãs não permite a
generalizada a toda a população. Estudos futuros podem considerar uma amostra mais ampla,
e examinar as diferenças internacionais. Além disso, pode ser interessante para o estudo se
adaptar a outros produtos de cuidados de saúde.
en
The purpose of this study is to examine the interrelations of mindfulness, consumer well-being
and Cognitive Age among senior consumers in Germany who were asked about the importance
of purchase decision factors of anti-ageing products and the frequency they are using these antiageing
products.
A delivery and collection paper questionnaire was conducted in two German senior universities
to ascertain and evaluate scores for the concepts in study. Using SPSS, linear and multiple
regression analysis and cluster analysis were applied to evaluate the responses of 211 valid
questionnaires.
The results reveal that consumer mindfulness positively affects Subjective Happiness and
Satisfaction with Life of senior consumers. Further, the study confirms previous results that
chronological age is positively related to seniors´ Cognitive Age (i.e. the gap between actual
age and the perceived age).
Although, the study was carried out carefully in order to avoid bias, the fact of having been
collected with senior students from two German universities do not allow to generalize results
to the entire population. Future studies might consider a broader sample, and examine
international differences. Further, it may be interesting to adapt the study to other health care
products.