Teses e dissertações

Mestrado
Marketing
Título

Can anti-ageing experiences and mindfulness contribute to enhance well-being and reduce cognitive age of German elderly? A tripartite conceptual framework

Autor
Middendorf, Jan
Resumo
pt
O propósito deste estudo é analisar as inter-relações de plena consciência (mindfulness), ao bem-estar do consumidor e à idade cognitiva entre os consumidores seniores na Alemanha, que foram questionados sobre a importância dos fatores de decisão de compra de produtos antienvelhecimento e a frequência que eles usam esses produtos. A entrega e recolha do questionário em papel foi realizado em duas universidades seniores Alemãs para determinar e avaliar a pontuação para os conceitos em estudo relativos à perceção dos consumidores. Usando SPSS, as análises de regressão simples e múltipla e a de cluster foram aplicadas para avaliar as respostas de 211 questionários válidos. Os resultados revelam que a atenção plena do consumidor afeta positivamente a felicidade subjetiva e a satisfação com a vida dos consumidores idosos. Além disso, o estudo confirma resultados anteriores que a idade cronológica está positivamente relacionada com a idade cognitiva dos seniores (ou seja, o hiato entre a idade efetiva e a percecionada). Embora, o estudo tenha sido realizado com cuidado, a fim de evitar enviesamentos, o facto de ter sido recolhido junto de estudantes seniores de duas universidades alemãs não permite a generalizada a toda a população. Estudos futuros podem considerar uma amostra mais ampla, e examinar as diferenças internacionais. Além disso, pode ser interessante para o estudo se adaptar a outros produtos de cuidados de saúde.
en
The purpose of this study is to examine the interrelations of mindfulness, consumer well-being and Cognitive Age among senior consumers in Germany who were asked about the importance of purchase decision factors of anti-ageing products and the frequency they are using these antiageing products. A delivery and collection paper questionnaire was conducted in two German senior universities to ascertain and evaluate scores for the concepts in study. Using SPSS, linear and multiple regression analysis and cluster analysis were applied to evaluate the responses of 211 valid questionnaires. The results reveal that consumer mindfulness positively affects Subjective Happiness and Satisfaction with Life of senior consumers. Further, the study confirms previous results that chronological age is positively related to seniors´ Cognitive Age (i.e. the gap between actual age and the perceived age). Although, the study was carried out carefully in order to avoid bias, the fact of having been collected with senior students from two German universities do not allow to generalize results to the entire population. Future studies might consider a broader sample, and examine international differences. Further, it may be interesting to adapt the study to other health care products.

Data

25-mai-2017

Palavras-chave

Bem-estar
Consumidor
Tomada de decisão
Cuidados de saúde
Alemanha
Idoso
Consumer mindfulness
Subjective consumer well-being
Anti-ageing products
Purchase decision factors

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo