Título
O impacto de reviews em formatos de vídeo VS.: texto na decisão de compra do consumidor
Autor
Albano, Pedro Alexandre Pina Caniço
Resumo
pt
A presente dissertação de mestrado pretende avaliar o contributo de online video reviews
em comparação com as text reviews tradicionais no que toca à tomada de decisão de
compra dos consumidores.
O objectivo principal desta dissertação visa responder ao impacto que este tipo de reviews
tem, com vista a aferir conclusões sobre se a disponibilização desta ferramenta nos canais
de comunicação online por parte das marcas poderia vir a ter sucesso ou não, com base
nos resultados apresentados. Neste sentido, analisam-se questões como os tipos de
consumidores, os tipos de reviews, as intenções de compra, os sentimentos relativos a
determinadas reviews, e de que forma é que a conjugação de os diferentes cenários de
resposta poderão chegar a uma conclusão comum: se de facto as video reviews têm um
impacto diferencial na tomada de decisão de compra comparativamente com text reviews.
Para chegar a esta conclusão, foi adotado um método quantitativo para o desenvolvimento
da investigação, através de um inquérito por questionário de respostas fechadas. A
amostra obteve um total de 153 respostas.
Os resultados finais concluem video reviews têm mais impacto na decisão de compra dos
consumidores do que text reviews, tanto ao nível do tipo de consumidor, como ao nível
do tipo de produto e de review, sendo a qualidade da review assume um papel
preponderante no desenvolvimento da perceção do consumidor quanto à qualidade do
produto, tendo consequentemente maior impacto na sua decisão de compra.
en
This dissertation intends to evaluate the contribution of online video reviews in
comparison with the traditional text reviews in what concerns the decision of purchase by
consumers. The main objective of this study is to evaluate the impact that this type of
reviews has, in order to reach conclusions on whether the availability of this tool in the
online communication channels by the brands could be successful or not, based on the
results presented. In this sense, we analyze issues such as types of consumers, types of
reviews, purchase intention, feelings about particular products, and how the combination
of different response scenarios may lead to a common conclusion: If in fact video reviews
have a differential impact on the purchase decision compared to text reviews.
To reach this conclusion, a quantitative method for the development of the research was
adopted through a survey of closed answers. The sample had a total of 153 responses.
The final results conclude, in a precise way, that video reviews have more impact on
consumers' buying decisions than text reviews, both in terms of consumer type, product
type and review level, and the quality of the review assumes a preponderant role in the
development of consumer perception of product quality, thus having a greater impact on
their purchasing decision.