Título
Práticas de responsabilidade social em empresas hoteleiras da cidade do Lobito – Angola: relação com a satisfação no trabalho e a orientação para o cliente
Autor
Moisés, Gabriel Alberto
Resumo
pt
A presente obra se reveste de uma temática muito pertinente nos nossos dias,
responsabilidade social das organizações (RSO), tendo em conta a grande visibilidade que tem
tido e o interesse que tem nascido no seio dos estudiosos, académicos e das organizações. A
literatura tem dado relatos positivos das empresas que adotam as práticas socialmente
responsáveis como estratégia para o alcance de seus objetivos. Com fim de contribuir para uma
maior compreensão sobre a temática em Angola, nasceu no investigador a seguinte questão de
investigação: Como as empresas hoteleiras da cidade do Lobito encaram as práticas de
responsabilidade social? Que perceções têm os seus trabalhadores sobre o seu envolvimento
nestas práticas? O objetivo principal é de analisar a relação entre a perceção práticas de RSO em
empresas hoteleiras da cidade do Lobito e a orientação para o cliente, e consequentemente se a
satisfação no trabalho pode mediar esta relação.
Para avaliar os constructos sugeridos, foram aplicados inquéritos a 125 trabalhadores de
diferentes empresas hoteleiras da cidade do Lobito, com idade compreendida entre os 19 a 53
anos de idade (44,8% do sexo feminino e 47,2% com formação média).
Relativamente ao envolvimento das empresas hoteleiras em práticas de responsabilidade
social, os resultados revelam que os trabalhadores consideram que as mesmas adotam
medianamente práticas de RSO social e económica, apresentando menor envolvimento em
práticas de cariz ambiental.
Os resultados revelam também que apenas a perceção de envolvimento em práticas de RSO
social explica a orientação para o cliente, o que apoia parcialmente a hipótese 1. O envolvimento
em práticas de RSO económicas e ambientais não apresentam um efeito significativo. No que
toca à satisfação no trabalho esta é apenas explicada pela perceção de envolvimento em práticas
de RSO económicas e pelo exercício de cargos de chefia. Os resultados revelam que, ao
contrário do proposto na hipótese. 2. a satisfação no trabalho não medeia a relação entre
perceção de RSO e orientação para o cliente.
O estudo conclui que as empresas devem adotar e fomentar práticas sociais mais
responsáveis como política de estratégia de gestão, aumentando desta forma a perceção dos seus
colaboradores a prática de RSO, visto que, a literatura concede tal suporte.
en
To present work it is covered of a very pertinent theme in our days, social responsibility
of the organizations (RSO), tends in bill the great visibility that has been having and the interest
that has been being born in the specialists' breast, academic and of the organizations. The
literature has been giving positive reports of the companies that adopt the practices socially
responsible as strategy for the reach of their objectives. With end of contributing for a larger
understanding on the theme in Angola, he/she was born in the investigator the following
investigation subject: How do the hotel companies of the city of Lobito face the practices of
social responsibility? What perception has their workers on his/her involvement in these
practices? The main objective is of analyzing the relationship among the perception of the
practices of RSO in hotel companies of the city of Lobito and the orientation for the customer,
and consequently if the satisfaction in the work can mediate this relationship.
To evaluate the suggested variable, they were applied inquiries to 125 workers of
different hotel companies of the city of Lobito, with age understood among the 19 to 53 years of
age (44,8% female and 47,2% with medium formation).
Relatively to the involvement of the hotel companies in practices of social responsibility, the
results reveal that the workers consider that the same ones adopt practices of social RSO and
economic middling, presenting smaller involvement in practices of environmental slope. The
results also reveal that just the involvement perception in practices of social RSO explains the
orientation to the customer, what supports the hypothesis 1 partially. The involvement in
practices of RSO economics and environmental they don't present a significant effect. In what
he/she plays to the satisfaction in the work this is explained just by the involvement perception in
practices of RSO economic and for the exercise leadership of positions. The results reveal that,
unlike proposed him/it in the hypothesis 2, the satisfaction in the work doesn't mediate the
relationship between perception of RSO and orientation for the customer.
The study concludes that the companies should adopt and to foment more responsible
social practices as politics of administration strategy, increasing this way their collaborators'
perception the practice of RSO, because, the literature grants such support