Título
Avaliação externa do módulo “ato sexual e contraceção” do programa de educação sexual pelos pares sexualizando: formação em sexualidade em contexto escolar
Autor
Abreu, Tiago António Ferreira
Resumo
pt
A educação sexual pelos pares tem sido recomendada como estratégia na promoção da saúde sexual dos adolescentes, de modo complementar à educação sexual formal nas escolas. O presente trabalho, consiste numa avaliação externa ao módulo 3 “Ato Sexual e Contraceção” do Programa de Educação Sexual pelo Pares (PESP): “Sexualizando – Formação em Sexualidade”. Os participantes foram 31 jovens adolescentes, com idades entre os 15 e os 22 anos. O desenho de avaliação externa do módulo 3 do PESP teve como referência a ferramenta “modelo lógico”. Os critérios de avaliação da implementação foram a fidelidade, dosagem, adequação e responsividade dos participantes. A avaliação da eficácia do módulo 3 do PESP foi feita através de um design quasi-experimental. Os resultados da avaliação formativa, evidenciam uma boa implementação do módulo 3 do PESP ao nível dos recursos, atividades (organizacionais e pedagógicas) e produtos. Os resultados da avaliação sumativa, revelam a eficácia do módulo 3 do PESP ao nível do aumento significativo de conhecimentos, perceção de controlo, intenção comportamental, do grupo de intervenção em comparação com o grupo de controlo. O presente estudo contribuiu para a valorização e mérito das intervenções de educação sexual pelos pares, em contexto escolar, na promoção de conhecimentos, atitudes e comportamentos sexuais preventivos. É recomendado neste estudo a necessidade de existir mais programas de educação sexual pelos pares que avaliem a implementação e os resultados ao nível da eficácia e impacto através de design (quasi) experimental.
en
The peer sex education has been recommended as a strategy for promoting adolescent sexual health, in a complementary way to formal sex education in schools. This work consist of an external evaluation to module 3 "Sexual Intercourse and Contraception" from the Peer Sex Education Program (PSEP): "sexualizing - Training on Sexuality." The participants were 31 young adolescents, aged between 15 and 22 years. The design of external evaluation of the module 3 of the PSEP had as a reference tool the "logic model". The evaluation criteria from the implementation were fidelity, dosage, appropriateness and responsiveness of the participants. The efficacy evaluation of the module 3 PSEP was made using a quasi-experimental design. The results of the formative assessment show a good implementation of Module 3 of the PSEP in inputs, activities (organizational and pedagogical) and outputs. The results of the summative evaluation reveal the effectiveness of the module 3 of the PSEP in a significant increase of knowledge, perception of sexual behavior and behavior intention of the intervention group in comparison with the control group. This study contributed to the development and merit of interventions by the peer sex education in the school context, the promotion of knowledge, attitudes and preventive sexual behavior. It is recommended in this study the need for more sex peer education programs to evaluate the implementation and the results in terms of effectiveness and impact through a (quasi) experimental design.