Título
The study of suport marketing campaigns in sailing with elaboration of a sponsorship decision model
Autor
Zykova, Anna
Resumo
pt
O objectivo do marketing é a adição de valor e as Empresas estão permanentemente em
busca da forma mais eficiente de o fazer. Os patrocínios ao desporto estão cada vez mais populares,
mas por que motivo têm um retorno tão vantajoso? A permanente pesquisa das Empresas de novas
áreas e ideias leva-as ao patrocínio do desporto. Os desportos tradicionais têm vindo a ser
amplamente seguidos, e as pessoas identificam-se apaixonadamente com um determinado desporto.
Porém, no caso da Vela tenciono provar que não há esse tipo de ligação directa, e que os possíveis
consumidores de uma marca vão para além do universo de adeptos. Apesar de ser presumivelmente
uma actividade dispendiosa, há muitas maneiras de estar nela envolvido. A Vela, como uma das
vertentes do marketing desportivo, está a evoluir, tornando-se mais relevante como desporto em
detrimento do seu aspecto meramente lúdico, surgindo competições um pouco por toda a parte.
Sendo eu uma entusiasta da Vela, esta é uma área que me despertou um enorme interesse e
que me pretendo investigar na perspectiva do marketing. A isso acresce a vantagem de estar a
estudar em Portugal, onde a história da Vela é imensamente rica e abundam os eventos competitivos
nesta área. O resultado do meu trabalho será relevante para Empresas que considerem «testar as
águas» na área do patrocínio de Vela. Por outro lado, a minha tese pode beneficiar as equipas e
velejadores que procurem subsídios. E finalmente, uma vez que o número de publicações
disponíveis nesta área é limitado, a minha investigação pode também ser útil do ponto académico.
en
The purpose of marketing is to add value, and companies are constantly looking for the
ways to do it in the most efficient way. Sport sponsorship gets more and more popular, but why
does it pay back so well? Corporates are always looking for new areas and fresh ideas, which brings
them to sport. Traditionally sports have been followed by people, who passionately associate
themselves with a certain sport. However, in case of sailing I am willing to prove, that there is no
direct attachment and that possible consumers of a brand are not only those who are sport fans.
Sailing sponsorship as one of the dimensions of sport marketing is evolving. Despite the
presumable expensiveness, there are plenty of ways to get involved. It also becomes more
prominent as sport, rather than leisure with lots of competitions happening globally.
Being a sailing enthusiast, this field is also interesting to me for research from the marketing
perspective. The advantage of studying in the country, where sailing history is rich and the area is
saturated with many sailing competitions, is another reason, why I chose this topic. The result of my
work will benefit the companies, that consider ‘testing the waters’ of sailing sponsorship. On the
other hand my thesis could be useful for the teams and sailors, who are looking for funding. Last,
but not least, I hope, that my research could be useful for academic purposes as the number of
available publications is very limited.