Título
Internationalization of Vivafit
Autor
Marques, Bernardo Miguel Calado
Resumo
pt
A tese analisou a internacionalização da Vivafit, uma cadeia de franchising de ginásios
só para mulheres. Para obtenção dos dados, fizeram-se entrevistas aos responsáveis de
Portugal, Taiwan, Abu Dhabi e Uruguai, complementadas com literatura e informações
do website da empresa.
A internacionalização da Vivafit tem tido êxito, resultado das estratégias seguidas: (i)
estratégia de marketing, dirigida a mulheres que se preocupam com o corpo; (ii) estratégia
de diferenciação, com a criação de um ambiente familiar; (iii) estratégia ofensiva, com
um ambiente que conduz à criatividade e inovação; e (iv) estratégia de diversificação
horizontal, com múltiplas combinações de produtos e mercados.
As principais forças da Vivafit são a especialização em ginásios só para mulheres e a
constante inovação, enquanto que as fraquezas são os preços praticados e a dificuldade
em entrar em países desenvolvidos. As oportunidades estão nos países emergentes e
muçulmanos e as ameaças nos outros ginásios e na situação de cada país.
Pela Matriz BCG, no Uruguai a Vivafit é Estrela, em Taiwan e Abu Dhabi é Interrogação
e em Portugal é Vaca Leiteira. A Matriz ADL sugere ao Uruguai redução de custos,
diferenciação e ataque aos pequenos competidores, a Taiwan e Abu Dhabi manter a
posição, identificar um nicho e visar o crescimento e a Portugal focar na sua posição,
redução de custos e continuar a diferenciação. Por sua vez, a Matriz GE McKinsey
aconselha o Uruguai e Portugal a continuar a investir no crescimento, enquanto que Abu
Dhabi e Taiwan devem manter a posição e ser seletivos.
en
The thesis analysed the internationalization of Vivafit, a franchise chain of gyms only for
women. To obtain the data, the interviewees were interviewed from Portugal, Taiwan,
Abu Dhabi and Uruguay, complemented with literature and information on the company's
website.
The internationalization of Vivafit has been successful, as a result of the following
strategies: (i) marketing strategy, aimed at women who care about their body; (ii)
differentiation strategy, with the creation of a familiar environment; (iii) offensive
strategy, with an environment that leads to creativity and innovation; and (iv) horizontal
diversification strategy, with multiple combinations of products and markets.
Vivafit's main strengths are specializing in gyms for women only and constant innovation,
while weaknesses are the prices practiced and the difficulty to enter in developed
countries. Opportunities are in emerging and Muslim countries and the threats in other
gyms and in the situation of each country.
Through BCG Matrix, in Uruguay Vivafit is Star, in Taiwan and Abu Dhabi is
Interrogation and in Portugal is Cash Cow. The ADL Matrix suggests to Uruguay cost
reduction, differentiation and attack on small competitors, Taiwan and Abu Dhabi
maintain their position, identify a niche and aim for growth and Portugal focus on their
position, reduce costs and continue differentiation. In turn, the GE McKinsey Matrix
advises Uruguay and Portugal to continue investing in growth, while Abu Dhabi and
Taiwan should maintain their position and be selective.