Título
Quiosque do bairro: projeto de negócio inovador no sector do retalho digital
Autor
Rôxo, Sebastião Maria de Siqueira de Almeida Tarouca
Resumo
pt
Na mudança de estratégias das empresas especializadas na venda e distribuição de produtos, o comércio online demonstra ser uma ferramenta essencial para o futuro de qualquer retalhista. Este sector tem sido nos últimos anos um dos que tem registado os maiores desenvolvimentos. Não só a maioria das empresas se tem “re-inventado” como nos últimos anos temos testemunhado o aparecimento de modelos de negócio meramente digitais, que poderá trazer outro tipo de vantagens.
O estudo que se segue, foi elaborado com o objetivo de criar e desenvolver um projeto de negócio inovador da empresa Quiosque do Bairro. Esta, atuará num mercado estritamente digital, com o objetivo de simplificar o processo de compra de produtos para oferta. Permite conhecer as preferências do destinatário da compra, reduzindo o risco de rejeição do produto.
Os produtos disponíveis para compra através da Quiosque do Bairro são na sua totalidade fornecidos por microempresas portuguesas, com potencial de crescimento, no entanto sem recursos que permitam publicitar os seus produtos. A Quiosque do Bairro permite dar visibilidade a pequenas empresas, aumentando o seu volume de vendas.
Este documento servirá de suporte ao lançamento da plataforma proposta, na medida em que estão descritos os passos para a implementação do modelo de negócio. Para suportar as decisões tomadas, foram consultados diversos artigos na área de e-commerce, assim como processos de compra, e comportamento do cliente. Foi também feita uma pesquisa de mercado com especial incidência no mercado português, de forma a apurar quais as necessidades reais dos potenciais clientes.
en
In changing strategies of companies specializing in the sale and distribution of products , online trading proves to be an essential tool for the future of any retailer. This sector has been in recent years, one of which has recorded the biggest developments. Not only do most companies have " re- invented" themseves as in recent years we have witnessed the emergence of purely digital business models that can bring other benefits .
The study that follows has been prepared with the aim of creating and developing na inovator business project of Quiosque do Bairro. This will act in a strictly digital market, in order to simplify the process of purchasing products to offer. It allows us to know the preferences of the recipient and to reducing the risk of rejection of the product .
Products available for purchase are entirely provided by Portuguese micro-enterprises with growth potential , but without resources to enable its expansion . Quiosque do Bairro can give visibility to small businesses by increasing their sales volume.
This document will support the launch of the proposed platform , in that the steps are described for the implementation of the business model , as well as their associated costs. To support the decisions taken, several articles were consulted in the area of e- commerce , as well as buying processes , and customer behavior. Also market research was made with a special focus on the Portuguese market , in order to determine what are the real needs of potential customers.