Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

Recursos e capacidades dinâmicas na estratégia organizacional

Autor
Correia, Luis Miguel Martinho Costa
Resumo
pt
Desde o nascimento da Empordef Tecnologias de Informação em 2004 até aos dias de hoje, o crescimento evoluiu de Capacidades iniciais até a um conjunto mais alargado de Capacidades Dinâmicas sucessivamente renovadas. Com a efetivação destas novas Capacidades foi possível aumentar o âmbito da atuação da organização não só no mercado Nacional onde detêm maior vantagem competitiva mas também no mercado Internacional, através da satisfação de necessidades similares de clientes de referência com recursos às mesmas Capacidades Dinâmicas. Consequência desta aposta foi o desenvolvimento de Capacidades nucleares que resultaram em Capacidades Dinâmicas potenciadas por clientes internacionais com necessidades semelhantes de maior valor acrescentado associado. Para o estudo e recolha destes dados, a investigação recorreu ao método das entrevistas a partir das quais foram descritos os principais Marcos. Cruzada a informação, foram construídas matrizes que representaram a atual oferta de Capacidades Dinâmicas da empresa assente em Mercado e Valor. Para o efeito, a definição do quadro teórico teve por base a Teoria dos Recursos com o contributo da Teoria das Capacidades Dinâmicas e o impacto da estratégia corporativa da Internacionalização como fator fulcral para o desenvolvimento dessas mesmas Capacidades Dinâmicas. Como resultado, foi possível analisar os mais recentes trabalhos de Recursos e Capacidades que permitiram obter uma estruturação das mesmas com consequência no desenvolvimento da consciência formal das Capacidades Dinâmicas na empresa. Consequência desta ação foi a compreensão concetual da evolução das Capacidades base, o desenvolvimento das Capacidades Dinâmicas até à atualidade e apresentação das mesmas enquadradas com a variável Mercado.
en
Since the born of Empordef Tecnologias de Informação in 2004 until now, the evolved from initial capabilities to extended Dynamic Capabilities within a continuous renovation. With this self-renovation it was possible to change the scope of the operation not only in national market where there is competitive advantage but also in international market through similar needs between clients. Because of this path, the development of core capabilities resulted in new Dynamic Capabilities set by international customers with more added value. For this study and data collection, the investigation was based in the interviews from which the milestones were described. Reviewed the information, a new set of matrix were made showing the current offer of Dynamic Capabilities based on Market and Value. For this purpose, the definition of theoric framework it was used the Resources Based Theory with the contribution of Dynamic Theory and the impact of the Internalization concept as corporative strategy. As a result it was possible to review the most recent works in the Resources and Capacities within the company which allowed the development of a structure that represented the true force of the company. This contribution not only helped the company to understand formally the internal Dynamic Capabilities but also to perceive the evolution from base capabilities to until now framed with Market variable.

Data

23-mar-2018

Palavras-chave

Internacionalização
Internationalization
Estratégia organizacional
Mercados
Networks
Gestão de empresas
Dinâmica do grupo
Markets
Dynamic capabilities

Acesso

Acesso livre

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