Título
Business plan-Numar, um turismo rural nos Aivados (litoral Alentejano)
Autor
Gonçalves, Mariana Varatojo Bastos
Resumo
pt
A metodologia da presente dissertação tem como base uma investigação, tanto a
nível de artigos científicos e livros publicados acerca do tema a que se refere, que é o
turismo rural. Nesta vertente é analisado o turismo rural, os seus efeitos, positivos ou
negativos, com base em teorias pré-existentes.
É então feita uma análise de estatísticas relativas à evolução do turismo e mais
concretamente deste tipo de turismo, em Portugal e aprofundando no Litoral
Alentejano. Não menos importante será a análise de mercado, com base em fontes primárias e
secundárias. Será fulcral a envolvência com a comunidade local para melhor entender
os costumes, práticas e tendências de turismo local neste local.
Deverá ainda ser feito um estudo das tendências, não apenas do lado da oferta no
local, mas da procura do comprador - turista. Um estudo de mercado, com base em
inquéritos, para que possa ser avaliado o interesse e gosto do turista e qual a sua
experiência passada em tipos de turismo rural.
O plano de negócio tenderá a apresentar um grande peso na vertente do marketing,
da análise interna e externa, focando ainda nos pontos essenciais estratégicos: qual a
missão, visão e valores. Será por fim feita uma análise mais financeira, visto o
objetivo ser a implementação do projeto num negócio a médio-prazo, sendo por isso
vital a avaliação de viabilidade do negócio.