Título
Business plan: Wikinight
Autor
Costa, Gonçalo Rodrigues de Almeida
Resumo
pt
O presente documento é o plano de negócios da Wikinight, cujo objetivo é
entender o potencial e viabilidade do serviço oferecido pela empresa. A Wikinight,
fundada por jovens empreendedores, pretende ser uma aplicação de referência para quem
procure eventos de lazer noturnos (bares, discotecas, concertos, teatros, festivais),
funcionando como intermediária entre proprietários de estabelecimentos ou
organizadores de eventos e pessoas que tenham vontade de procurar por tais
estabelecimentos ou acontecimentos.
A explicitação da ideia surge da oportunidade identificada neste ramo do
entretenimento, onde existe uma lacuna de serviços adequadas às novas realidades
tecnológicas. A não concentração da informação, em tempo real e fidedigna, referente
aos estabelecimentos noturnos e eventos pontuais, consiste numa oportunidade de
exploração, pelo não existem ainda ferramentas adequadas para este sector.
De forma a escrutinar a oportunidade, o seguinte plano de negócios recorre à teoria
para compreender e ajudar a definir estratégias, decisões, opções e razões que possam
levar investidores a interessarem-se pela mesma. Como tal, com base na informação e
estudo de mercado, bem como no seu tratamento (através de instrumentos de gestão como
SWOT/TOWS, Marketing-mix, 5 forças de Porter), foi elaborado e descrito o potencial
de mercado, segmentos e possíveis serviços a ser oferecidos bem como as previsões
financeiras para os próximos anos, de forma a provar a probabilidade de sucesso da
empresa
en
This document is Wikinight's business plan, whose purpose is to understand the
potential and feasibility of the service offered by the company. Wikinight, founded by
young entrepreneurs, aims to be a reference application for anyone looking for night
entertainment events (bars, discos, concerts, theaters, festivals), acting as an intermediary
between owners of establishments or organizers of events and people who are willing to
look for such establishments or events.
The explanation of the idea arises from the opportunity identified in this field of
entertainment, where there is a service gap appropriate to the new technological realities.
The non-concentration of real-time and reliable information on night-time establishments
and on-the-spot events is an opportunity for exploration, as there are not yet adequate
tools for this sector.
In order to scrutinize the opportunity, the following business plan uses theory to
understand and define strategies, decisions, options, and reasons that may lead investors
to take an interest in it. As such, based on information and market research, as well as on
its treatment (through management tools such as SWOT / TOWS, Marketing-mix,
Porter's 5 forces), the potential market, segments and possible services to be offered as
well as financial forecasts for the coming years in order to prove the probability of success
of the company.