Título
Guia de boas práticas e protótipo para desenvolvimento educacional de crianças em idade escolar
Autor
Mateus, João Manuel Andrade
Resumo
pt
Nos dias que correm é cada vez mais frequente uma criança ter à sua disposição um
dispositivo eletrónico, seja um tablet ou um smartphone, mas a sua utilização é
maioritariamente lúdica e não educacional. Estas crianças possuem uma grande destreza
em manejar os dispositivos porque, além de lhes ser natural, vêm os seus pais e familiares
fazê-lo. Seria uma grande conquista conseguir tirar partido desta evolução para o bem do
sistema educacional, pegando na destreza do manuseamento das crianças perante as
tecnologias e a sua vontade natural de aprender. Visto ainda existir pouca ou nenhuma
informação sobre a aplicabilidade de meios digitais na educação, este trabalho revela-se
importante para o avanço da consciencialização da problemática que é o ensino em
Portugal e a possibilidade de complementar o ensino com novos meios digitais.
Durante esta dissertação foi realizado um estudo sobre a oferta digital existente e os
meios tradicionais, identificando pontos de convergência e divergência, tendo sido
encontrado um conjunto de "guidelines" que levam à utilização mais eficiente destes
dispositivos. Um aspeto a ter em conta, que raramente é contemplado em versões
comerciais, é a adaptabilidade e a personalização das tecnologias/aplicações à criança, tal
como acontece no meio tradicional em contexto de ensino, pois só assim a aprendizagem
será mais eficiente. Utilizando estas "guidelines", e em conjunto com o "feedback"
providenciado pelos principais "stakeholders", foi possível desenvolver uma aplicação
que se adequou às necessidades não só das crianças, como também dos educadores/pais.
en
Nowadays, it is increasingly common to see a child with a mobile device at his
disposal, being it a tablet or a smartphone, but its purpose is mainly for entertainment, not
for the child education. These children possess a great dexterity in manipulating their
device, not only because it’s natural to them, but also because they see their parents and
family doing it. It would be a great achievement to avail this solution for the good of the
educational system, taking the dexterity of the children and the will to learn as tools to
achieve it.
Since there is still little or no information on the applicability of digital media in
education, this work is of utmost importance to increase the awareness of the problem
that the education in Portugal represents and the possibility of complementing education
through digital means.
During this dissertation, it was conducted a study on the existing digital offer and
traditional media, identifying points of convergence and divergence, having found a set
of guidelines that lead to a more efficient use of these devices. One aspect to consider,
which is rarely contemplated in commercial versions is the adaptability and customization
of technologies/applications to the child, as seen in the context of teaching in the
traditional way, because only then learning will be more profitable and adapted.
Using these guidelines and adding the feedback provided by the stakeholders, it was
possible to develop an application that fits the need of the children as well as
educators/parents. After the development was finished it was possible to obtain positive
feedback from the educators/parents and the children, having verified that the set of
guidelines was correctly applied to the application. It was also possible to obtain new
suggestions for future work, in order to continue the improvement of these guidelines.