Título
Estratégia de internacionalização do Grupo Prosegur para o Brasil
Autor
Gomes, Diogo Emanuel Santiago
Resumo
pt
A internacionalização acompanha o processo de crescimento e desenvolvimento das
empresas e economia de todos os setores, tendo um forte impacto na organização e
estrutura das empresas. O caminho internacional significa a atuação em nações distintas,
estando exposto a vários fatores de riscos.
Este estudo, analisa e detalha o modo de entrada e como foi projetado a
internacionalização da Prosegur no Brasil, qual a sua motivação pelo mercado e quais as
barreiras neste processo de internacionalização.
Os modos de entrada são o preparo organizacional pelo qual as empresas optam abordar
os mercados externos e podem ser classificados por equity e non equity. Sendo dos fatores
mais decisivos na estratégia de internacionalização, é apresentado as vantagens e
desvantagens de cada modo de entrada no país destino, tal como os riscos e investimento
inerente a cada uma deles.
A metodologia adotada é um caso de estudo qualitativo, foram elaboradas duas
entrevistas, a primeira a um profissional de segurança privada com experiência no
mercado português e brasileiro e ainda uma segunda entrevista ao ex. Ceo da Prosegur
Brasil. Em complemento, foi realizado também uma pesquisa sobre dados do mercado
brasileiro e a sua oportunidade de negócio para as empresas no ramo da segurança
privada.
Este estudo permitiu obter um conhecimento dos fatores que levaram a Prosegur a operar
desta forma na internacionalização, o que procuram nos países destino e de que forma
conseguiram superar as suas barreiras reforçando assim a sua posição e experiencia no
contexto internacional.
en
Globalization is a major player in the growth and development of companies and of the
economy of all sectors, having a major impact on companies’ organization and structure.
Following the globalization path means acting in different nations.
This paper analyses and describes how Prosegur entered the Brazilian market, which
programme was followed, its motives and the obstacles in the globalization process.
The way a company enters a foreign market are the organizational preparation for the
process, which can be classified as equity and non-equity. Being one the most decisive
factors in the globalization process, it’s shown the pros and cons of each mode of entrance
in a new country, such as risks and investment inherent to each.
The methodology used is a qualitative study case, on which two interviews were
conducted, the first to a professional security guard with experience in the Portuguese and
Brazilian markets, and a second one, to Prosegur Brasil’s ex-CEO. Furthermost, a
research was also conducted regarding Brazilian market data and its business opportunity
for private security companies.
This study allowed a knowledge increase of the factors that lead Prosegur to act in the
globalization, what they look for in new countries and in which way they managed to
surpass their barriers, strengthening their position and experience in the international
context.