Título
Desenvolvimento de conhecimento na indústria farmacêutica portuguesa: estratégias e desempenhos no caso Bluepharma
Autor
Pereira, Maria Inês Figueirinhas
Resumo
pt
A economia mundial compreende empresas de diversos setores que têm a necessidade de saber que
estratégias devem adotar para prosperar e serem competitivas. Mais importante do que ter recursos e
conhecimento é saber articulá-los para obter proveitos. Com um mercado dinâmico e exigente, as
empresas procuram criar conhecimento e inovar para serem competitivas. Verifica-se que atualmente
começa a crescer a interligação entre tecnologia e ciência e as sociedades começam a dirigir
recursos para investimentos intangíveis e para a criação e produção de conhecimento. Também com
a globalização, as empresas puderam estabelecer relações de parceria que permitem a partilha de
conhecimento e transação de bens e serviços com mais facilidade.
Este trabalho prende-se com a necessidade de compreender o sucesso no setor farmacêutico em
Portugal atendendo à necessidade de adquirirem conhecimento e investirem em inovação. Apesar de
ser um país de pequena dimensão, este setor mostra ter empresas com capacidade para inovar os
seus portfólios e atuar no mercado internacional. A competitividade que existe atualmente conduz as
empresas para a internacionalização e para a necessidade de definirem ininterruptamente novas
estratégias. No entanto, Portugal é ainda um país que não tende a direcionar e investir muitos
recursos nem atenção para a inovação e investigação e desenvolvimento, e a política portuguesa dá
pouca relevância à difusão das inovações tecnológicas na economia.
O objeto de estudo desta dissertação é a Bluepharma, uma empresa farmacêutica, que tem vindo a
mostrar a sua capacidade de criação de conhecimento bem como de inovação. A questão que se
pretende responder é compreender como conseguiu esta empresa articular conhecimento com
estratégias e inovação e procurar medir estes resultados através de vários indicadores de inovação
como publicações, análise de indicadores financeiros e entrevistas.
en
The world economy comprises companies of different sectors that need to know which strategies they
must adopt so as to prosper and be competitive. More important than having resources and
knowledge, enterprises must know how to manage these so as to make profit. Faced with a dynamic
and demanding market, they try to improve current knowledge and innovate in order to keep up with
their competitors. Currently, the interrelation between technology and science is growing deeper and
with that societies are starting to allocate resources for intangible investments and for the creation and
production of knowledge. Also through globalization enterprises were able to stablish partnerships that
allow them to share knowledge, goods and services more easily.
This work concerns the need to understand the success of enterprises in the pharmaceutical sector in
Portugal, taking into account their necessity to acquire knowledge and to invest in innovation. Despite
Portugal being a small country, enterprises in this sector reveal the ability to innovate their portfolios
and act in the international market. The current competitiveness leads enterprises to
internationalization and the need to continuously define new strategies. However, Portugal is still a
country that does not invest and allocate a lot of resources towards innovation, research and
development. Portuguese politics still gives little relevance to the dissemination of technological
innovation in the economy.
The object of study in this dissertation is Bluepharma, a pharmaceutical company that has been
proving its ability to create knowledge and innovate. The ultimate aim of this work is to understand the
way this company used knowledge and information to shape its strategies and boost innovation, and
then measure the outcome through innovation indexes, such as publications and financial indexes,
and an interview to members of the company’s board and company's staff.