Título
Inovação no mercado vitivinícola em Portugal: análise da implementação de vinho em lata (To-Be)
Autor
Simões, Maria Carolina Abreu
Resumo
pt
O mercado vitivinícola em Portugal assume uma dimensão estratégica relevante no
contributo para a economia e tradição. Com uma longa história, o ritmo da
globalização deste mercado acelerou na última década e apresenta um crescimento
exponencial. À medida que o ritmo acelera, o comércio internacional também não
apresenta sinais de abrandamento. Com a convergência dos fenómenos de crescimento da
globalização e comércio internacional, o mercado vitivinícola expande e torna-se mais
competitivo. Além da convergência dos dois fenómenos anteriores, à medida que as gerações
se rejuvenescem, também se assiste a uma mudança nos padrões e preferências dos
consumidores. Combinando os fatores anteriores, resulta um mercado vitivinícola português
tradicional, que urge por um imperativo de diferenciação e inovação, como chave para o
crescimento sustentável dos players do setor. Neste contexto, a presente dissertação explorou
o potencial de implementação de uma nova embalagem de vinho em Portugal: o vinho em lata.
Considerada como uma inovação e fator diferenciador orientada para o consumidor final, o
vinho em lata tem ganho uma dimensão e relevância notáveis em mercados emergentes, como
os Estados Unidos da América. Neste sentido, e para analisar de forma eficaz a implementação
do vinho em lata em Portugal, a investigação combinou técnicas de focus group e realização
de um inquérito a uma amostra com 312 indivíduos, ambas sustentadas no modelo concetual e
no desenvolvimento de hipóteses. Tendo como base os dados reais obtidos e analisados, a
presente dissertação referirá que o sucesso desta implementação é viável, sendo recomendável
definir corretamente o segmento-alvo, apostar em comunicação e marketing, definir uma
estratégia de pricing adequada e destacar a sustentabilidade ambiental associada à lata. Não
obstante, as limitações e perspetivas de futuras investigações serão também objeto de análise e
debate.
en
The wine market in Portugal assumes a relevant strategic dimension in the
contribution to the economy and tradition. With a long history, the pace of
globalization in this market has accelerated over the past decade and is growing
exponentially. As the pace accelerates, international trade also shows no signs of
slowing down. As the growth phenomena of globalization and international trade converge, the
wine market expands and becomes more competitive. In addition to the convergence of the two
previous phenomena, as generations rejuvenate, there is also a shift in consumer patterns and
preferences. The combination of the above factors results in a traditional Portuguese wine
market, that is calling for for an imperative of differentiation and innovation, as a key to the
sustainable growth of the sector's players. In this context, the present dissertation explored the
potential of the implementation of a new wine packaging in Portugal: canned wine. Considered
as an end-consumer innovation and differentiating factor, canned wine has gained remarkable
size and relevance in emerging markets such as the United States. In order to effectively
analyze the implementation of canned wine in Portugal, the research combined focus group
techniques and a survey of a sample of 312 individuals, both supported by the conceptual model
and the development of hypotheses. Based on the actual data obtained and analyzed, this
dissertation will mention that the success of this implementation is viable, and it is advisable
to correctly define the target segment, focus on communication and marketing, define an
appropriate pricing strategy and highlight the environmental sustainability associated with tin.
Nevertheless, the limitations and perspectives of future investigations will also be the object of
analysis and debate.