Teses e dissertações

Mestrado
Gestão Internacional
Título

CIN: Internationalization Strategies of the Insecticide Paint Artilin 3A Mate

Autor
Costa, Raquel Monção Fernandes Pinheiro da
Resumo
pt
Num mundo globalizado, a informação atravessa as fronteiras dos países, as empresas procuram novos mercados e desafios, de modo a que outros adquiram um maior conhecimento sobre a empresa e receitas aumentem com a perspectiva de se internacionalizarem. As empresas têm de estar conscientes de que para além do aumento de receitas e conhecimento, existem outros factores a ter em consideração tal como os indivíduos, o ambiente envolvente, as leis e normas, recursos e estratégias no país anfitrião para o qual a empresa se pretende internacionalizar. A CIN é um bom exemplo de uma empresa que se internacionalizou com sucesso. Criada em Portugal em 1962, está actualmente instalada em 31 países abrangendo diferentes tipos de mercado como os da decoração, industrial e dos acessórios. Nos dias de hoje, a CIN está a desenvolver estratégias de internacionalização para lançar nos mercados existentes um novo produto com a designação de Artilin 3A Mate, uma tinta insecticida que decorre de uma extensa actividade de pesquisa, inovação e desenvolvimento à qual estão afectos 11 porcento dos recursos humanos da empresa. O objectivo principal deste estudo de caso é compreender como um produto tão específico poderá entrar em diferentes mercados, tanto por razões estéticas como pelo combate a doenças transmissíveis por insectos. Espera-se também demonstrar como o lançamento deste produto, em termos pedagógicos, pode constituir um exemplo estratégico de uma empresa que está a apostar numa tinta de alta performance (anti - ácaros, anti-insectos e resistentes a fungos) no que toca ao combate de doenças como o dengue, malária e zika, distribuindo-a nos mercados onde já se encontra instalada.
en
In a globalized world, where information cross countries’ boarders, companies seek new markets and challenges, in order for others to have broader knowledge about the firm and to increase profits by going international. Enterprises must be aware that despite the profit and knowledge increase, there are other factors to be taken into account like the individuals, environment, laws and regulations, resources and strategies on the host country when they want to go international. CIN is a good example of an internationalized company, created in Portugal in 1962, already settled in 31 countries and having different markets such as decoration, industrial and accessories. Nowadays, CIN is developing internationalization strategies to launch in its existing markets a new product called Artilin 3A Mate, an insecticide paint that has a research, innovation and development element to which 11 percent of the human resources of the company are affected. The main objective of this case study is to understand how such a specific product can enter in different markets, either for aesthetic reasons or in order to combat vector-borne diseases. It is also expected to demonstrate how this product launch may be, in pedagogical terms, an example of a company that is betting on the development of a functional high-performance paints (anti-mites, anti-insects and resistant to fungi) that comes up in a context against illnesses like dengue, malaria and zika, distributing it among the markets they are already in.

Data

15-jun-2018

Palavras-chave

Portugal
Inovação
Innovation
Internationalization
Gestão internacional
Estratégias de desenvolvimento
Research and development
Internacionalização das empresas
Vector-Borne diseases
Doença infecciosa

Acesso

Acesso livre

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