Teses e dissertações

Doutoramento
Gestão
Título

The transfer of safety training: unveiling the role of OHS trainers

Autor
Freitas, Ana Cristina Cabrita
Resumo
pt
A presente tese tem como principal finalidade contribuir para o conhecimento sobre o papel desempenhado pelos profissionais de SST na transferência da formação que preparam e ministram aos trabalhadores, no âmbito do seu trabalho nas organizações. São ainda analisadas influências de fatores ambientais e individuais no processo de transferência ainda inexploradas pela investigação. Para o efeito estruturámos a tese em cinco capítulos que incluem: uma revisão da literatura sobre a formação profissional, em geral e no domínio específico da saúde e segurança no trabalho, com particular enfoque na problemática da transferência da formação e dos fatores que a afetam (capítulos 1 e 2); três estudos empíricos que analisam diferentes dimensões do mesmo fenómeno (capítulos 3, 4 e 5). A importância do tópico da transferência da formação em saúde e segurança no trabalho é realçada tal como a dos fatores que determinam o sucesso das intervenções. De um ponto de vista teórico, a tese proporciona como principais contributos: um conhecimento sobre como os profissionais de SST podem influenciar, através das interações que estabelecem com os trabalhadores, no âmbito do sistema de gestão da SST das organizações, a utilização das aprendizagens realizadas na formação; revela o efeito do sentido de responsabilidade no processo de transferência, enquanto mecanismo psicológico que afeta tanto o apoio prestado pelo profissional de SST à transferência como o esforço dos formandos em aplicar no trabalho os adquiridos na formação. No que respeita aos contributos práticos, a tese sugere importantes estratégias para o desenho e gestão das intervenções formativas em saúde e segurança no trabalho nas organizações.
en
The main goal of this thesis is to provide a contribution to the knowledge of the role played by OHS professionals in the transfer of the safety training they prepare and deliver in organizations as in-house trainers, in the context of their overall activity. The influences of other environmental and individual factors unexplored in the study of the transfer process are also examined. The present thesis is divided in five chapters that comprehend a review of literature about professional training and safety training, mainly focusing on the transfer problematic and the factors that affect it (Chapters 1 and 2), and three empirical studies that analyze different angles of the same phenomenon (Chapters 3, 4 and 5). The importance of the safety training transfer problematic is enhanced as well as the factors that may determine the success of interventions. From a theoretical point of view, the present work provides several major contributions, in particular: it unveils how OHS professionals, through their safety-related interactions with employees’ in the work environment, can influence the transfer of safety training and how they perceive their role in the process; it reveals the effect of felt-responsibility in the transfer process, as a psychological mechanism that affect both the trainers’ support toward transfer and the trainees’ effort to apply the safety training in-the-job. Regarding the practical contributions, this thesis suggests important strategies to the training design and management in organizations that can improve the safety training success.

Data

12-set-2018

Palavras-chave

Formação profissional
Transferência da formação
Transfer of training
Saúde no trabalho
Recursos humanos
Safety Training
Transferência de conhecimentos
Segurança no trabalho
OHS professionals
trainers
Formador
formação em saúde e segurança no trabalho
técnicos de saúde e segurança no trabalho

Acesso

Acesso livre

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