Título
The transfer of safety training: unveiling the role of OHS trainers
Autor
Freitas, Ana Cristina Cabrita
Resumo
pt
A presente tese tem como principal finalidade contribuir para o conhecimento sobre o papel
desempenhado pelos profissionais de SST na transferência da formação que preparam e
ministram aos trabalhadores, no âmbito do seu trabalho nas organizações. São ainda analisadas
influências de fatores ambientais e individuais no processo de transferência ainda inexploradas
pela investigação. Para o efeito estruturámos a tese em cinco capítulos que incluem: uma revisão
da literatura sobre a formação profissional, em geral e no domínio específico da saúde e
segurança no trabalho, com particular enfoque na problemática da transferência da formação e
dos fatores que a afetam (capítulos 1 e 2); três estudos empíricos que analisam diferentes
dimensões do mesmo fenómeno (capítulos 3, 4 e 5). A importância do tópico da transferência
da formação em saúde e segurança no trabalho é realçada tal como a dos fatores que determinam
o sucesso das intervenções. De um ponto de vista teórico, a tese proporciona como principais
contributos: um conhecimento sobre como os profissionais de SST podem influenciar, através
das interações que estabelecem com os trabalhadores, no âmbito do sistema de gestão da SST
das organizações, a utilização das aprendizagens realizadas na formação; revela o efeito do
sentido de responsabilidade no processo de transferência, enquanto mecanismo psicológico que
afeta tanto o apoio prestado pelo profissional de SST à transferência como o esforço dos
formandos em aplicar no trabalho os adquiridos na formação. No que respeita aos contributos
práticos, a tese sugere importantes estratégias para o desenho e gestão das intervenções
formativas em saúde e segurança no trabalho nas organizações.
en
The main goal of this thesis is to provide a contribution to the knowledge of the role played
by OHS professionals in the transfer of the safety training they prepare and deliver in
organizations as in-house trainers, in the context of their overall activity. The influences of other
environmental and individual factors unexplored in the study of the transfer process are also
examined. The present thesis is divided in five chapters that comprehend a review of literature
about professional training and safety training, mainly focusing on the transfer problematic and
the factors that affect it (Chapters 1 and 2), and three empirical studies that analyze different
angles of the same phenomenon (Chapters 3, 4 and 5). The importance of the safety training
transfer problematic is enhanced as well as the factors that may determine the success of
interventions. From a theoretical point of view, the present work provides several major
contributions, in particular: it unveils how OHS professionals, through their safety-related
interactions with employees’ in the work environment, can influence the transfer of safety
training and how they perceive their role in the process; it reveals the effect of felt-responsibility
in the transfer process, as a psychological mechanism that affect both the trainers’ support
toward transfer and the trainees’ effort to apply the safety training in-the-job. Regarding the
practical contributions, this thesis suggests important strategies to the training design and
management in organizations that can improve the safety training success.