Título
A dinâmica de relacionamento entre as tecnologias da informação e o desempenho organizacional no contexto da indústria hoteleira
Autor
Fernandes, Adriana Lopes
Resumo
pt
A evolução das Tecnologias da Informação (TI) alteraram radicalmente a forma pela qual as
empresas da indústria da hotelaria têm trabalhado, desde o atendimento ao cliente até as mais
sofisticadas formas de gestão das receitas, o que levaria a aquisição de vantagens competitivas
e, consequentemente, a melhoria Desempenho Organizacional (DO). Entretanto, estudos que
exploraram a influência das TI no DO apontam que nem sempre essa relação é direta e positiva.
Sendo assim, esta investigação teve como objetivo propor e validar um modelo conceptual
sobre a influência das TI sobre o DO, tendo em vista o papel da Aprendizagem Organizacional
(AO) como mediadora dessa relação e o papel da Cultura Organizacional (CO) como
determinante da AO e das TI, no contexto da indústria da hotelaria. Para atingir o objetivo
proposto foi realizado um estudo de cunho quantitativo, de natureza descritiva. Como estratégia
de pesquisa foi realizado um "survey" em uma amostra de 295 profissionais que trabalhavam em
hotéis das categorias de 3, 4 e 5 estrelas, no Brasil e em Portugal. A análise dos dados foi
realizada por meio de um modelo de equações estruturais. Quanto aos resultados, destacam-se
a validação de escalas para medir cada um dos construtos em estudo devidamente adaptadas às
especificidades da indústria da hotelaria. O fato dos hotéis da categoria 5 estrelas, e de maior
porte, apresentarem médias inferiores em todas as dimensões que compõem os construtos
estudados, apesar de nem todas as diferenças serem significativas. A questão dos profissionais
dos hotéis em estudo considerarem os objetos tecnológicos do local onde trabalham adequados,
mas não se considerarem suficientemente capazes para utilizá-los nas operações do negócio,
evidenciando um "gap" que pode ser visto como uma oportunidade de desenvolver estratégias de
capacitação e criação de um ambiente organizacional que permita que os profissionais dessa
indústria sejam capazes de utilizar as TI de forma criativa, gerando um serviço diferenciado e
de difícil imitação pelos hotéis concorrentes. Os testes de hipóteses que revelaram que, em
oposição ao que é exposto na literatura, as TI afetam de forma direta, e indireta por meio da
AO, o DO dos hotéis. Também demonstraram que a CO é uma variável relevante no modelo
proposto como preditor positivo da AO e das TI, e revelaram as TI como uma variável
mediadora parcial da relação entre a CO e a AO.
en
The development of Information Technology (IT) has radically altered the way companies in
the hotel industry have been working, from customer service to the most sophisticated forms of
revenue management, which would lead to the acquisition of competitive advantages and,
consequently, the improvement of organizational performance. However, studies that have
explored the influence of IT on organizational performance indicate this relationship is not
always direct and positive. In this context, this study aims to propose and test a conceptual
model about the influence of IT on Organizational Performance, given the role of
Organizational Learning (OL) as mediator of this relationship and the role of Organizational
Culture (OC) as determinant of the OL and IT, in the context of the hotel industry. For
achieving the proposed objective, a quantitative descriptive research approach was used. As a
research strategy, a survey was carried out on a sample of 295 professionals working in 3, 4
and 5 star hotels, in Brazil and Portugal. Structural Equations were used to analyze the data
collected. Regarding the results, we highlighted the validation of scales for measuring each of
the constructs under study duly adapted to the specificities of the hotel industry. The fact that 5
stars and large hotels presented inferior means in all the dimensions that compose the studied
constructs, although not all the differences were significant. Hotel employees consider that the
hotel IT objects are suitable, but they do not consider themselves sufficiently capable to use
them in the hotel operations. That reflects a gap that may be considered as an opportunity for
developmental training and for creating strategies of an organizational environment that allows
the professionals of this industry to be able to use IT in a creative way, generating a
differentiated service and difficult imitation by the competing hotels. The tests of the
hypotheses reveal, in opposition to what is exposed in the literature, a positive and direct impact
of IT on the hotel performance, and indirectly impact mediated by OL. They also demonstrated
that CO is a relevant variable in the proposed model as a positive predictor of OL and IT.
Furthermore reveals IT as a partial mediating variable in the relationship between CO and AO.