Título
Aprendizagem da programação no Ensino Superior: a adoção de cursos "online" gamificados
Autor
Piteira, Martinha do Rosário Fonseca
Resumo
pt
A temática da aprendizagem da programação tem sido objeto de estudo crescente nos últimos
anos. Como forma de mitigar as dificuldades de aprendizagem da programação diversas
soluções foram propostas. Procura-se assim motivar e criar experiências de aprendizagem ricas
e envolventes, centrar o estudante na aprendizagem, contribuindo assim para que o estudante
não desista na primeira dificuldade encontrada. A presente tese estuda em primeiro lugar os
diferentes tipos de problemas, percecionados por alunos e professores, na aprendizagem da
programação, e a aplicação de soluções que possam criar um maior envolvimento por parte dos
estudantes. Baseado em diversas teorias nomeadamente na teoria da gamificação e do "flow" é
aqui proposta e validada uma "framework" teórica de cursos "online" no contexto da aprendizagem
de programação. Neste sentido, foi desenvolvido numa plataforma "online" um curso gamificado
para operacionalização da "framework" teórica. Foi realizado um estudo com estudantes de
diversos cursos de ensino superior das áreas de engenharia, para aferir dos resultados
percecionados acerca do curso "online". Nesta tese foi também desenvolvido, um modelo teórico
de adoção tecnológica de cursos "online" para a aprendizagem da programação, no qual se
identificam os principais determinantes dessa adoção. Este modelo foi objeto de estudo e foi
realizado um inquérito para validação das hipóteses aqui definidas. Como dimensões
determinantes dessa adoção estão: fatores de personalidade dos estudantes, a facilidade de
utilização da plataforma e do curso de aprendizagem de programação, o prazer na utilização do
curso, a utilidade percebida do curso e o "flow". Os vários estudos conduzidos no âmbito desta
tese, demonstram que o desenho de cursos gamificados e os fatores de personalidade dos
estudantes são fatores chave na aprendizagem da programação e na adoção de cursos "online"
realizados para o efeito.