Título
Plano de marketing: Delta lançamento de um produto social
Autor
Henriques, Duarte Nuno da Branca
Resumo
pt
Este projeto de mestrado consiste no desenvolvimento de um plano de Marketing para o Grupo
Nabeiro, para preparar o lançamento de um produto social, em que o foco da estratégia de
comunicação será a responsabilidade social.
O projeto encontra-se divido em três fases: i) em primeiro lugar a análise do mercado e da
concorrência bem como uma análise interna e definição do produto que será comercializado com
base na estratégia de marketing social; ii) em segundo lugar, uma análise do consumidor e
consequente estudo de mercado para perceber os principais fatores influenciadores de compra e o
poder da responsabilidade social na decisão de compra dos consumidores; iii) Por último a fase de
implementação, com a construção de uma estratégia que permite lançar o produto social para o
mercado em 2017.
Após a definição da estratégia de marketing será elaborado o marketing-mix apropriado bem como
a análise económico-financeira que irá permitir colocar o produto social no mercado, trazendo
benefícios comerciais e financeiros para a empresa, ao mesmo tempo que melhora a sua imagem
junto dos consumidores através de um papel ativo na sociedade.
Este projeto pretende ainda demonstrar que os objetivos sociais de uma empresa podem estar
interligados com as suas metas económico-financeiras, e que a empresa pode crescer, contribuindo
para a melhoria da sociedade e da população dos mercados onde atua.
en
This thesis project consists in the development of a marketing plan for Nabeiro’s group, to prepare
the launch of social product which emphasizes social responsibility as a communication strategy.
The project is divided in three phases: i) initially through an analysis of the current market and
existent competition, as well as an internal analysis and definition of the product based on the social
marketing strategy. ii) secondly, a consumer analysis and consequently a study about the market as
a mean to identify the main factors that influence the buying decision and the influence of social
responsibility in the consumer buying decision process. iii) Finally, the implementation phase, with
the development of a strategy to support the launch of the social product to the market.
After the market strategy definition, the appropriate marketing-mix will be defined, accompanied
by a rigorous implementation plan, as so as to minimize the project’s risk and to ensure its success,
which encompasses being able to create perceptual value to the consumer.
The project aims to demonstrate that organizations social objectives can be interconnected to their
commercial objectives, and that organizations can grow, contributing with an improvement to the
society in general, and more specifically in the markets where the operate.