Título
A implementação de um modelo de desenvolvimento da liderança numa empresa do setor financeiro
Autor
Linhol, Ana Paula Gonçalves dos Santos
Resumo
pt
Sendo a liderança essencial à sobrevivência e desenvolvimento das organizações e
existindo escassez de líderes com o perfil necessário para responder aos desafios da era
atual, torna-se fundamental compreender as tendências nesta temática em termos
académicos e empresariais. A agilidade, a criatividade e a capacidade de adaptação à
mudança são, cada vez mais, valorizadas e críticas perante estruturas organizacionais que
evoluem para formas mais achatadas e onde ganham peso formas mais coletivas de
liderança.
Este trabalho insere-se num projeto de desenvolvimento da liderança numa
instituição financeira e envolveu a análise das respostas (qualitativas e quantitativas) a um
inquérito sobre comportamentos de liderança observados numa Direção onde foi realizado
um piloto.
Os resultados sugerem que os comportamentos mais valorizados pelos
colaboradores estão relacionados, por um lado, com a relação que o líder estabelece com os
colaboradores e com a equipa (boa comunicação, apoio, interesse genuíno, reconhecimento
e desenvolvimento, espirito de equipa e ambiente de trabalho), por outro lado, com o foco
na eficácia da equipa (visão clara do propósito da direção, rigor, simplificação de
processos) e, por fim, com o comportamento do líder numa perspetiva ética: ter
comportamentos alinhados com os valores da organização.
en
Knowing that leadership is essential to ensure the survival and development of
organizations and that there is a shortage of leaders with the profile needed to meet the
challenges of the present era, it is critical to understand the trends in this subject in
academic and business terms. Agility, creativity and adaptability to change are increasingly
valued and key factors as organizational structures evolve to flatter forms and more
collective forms of leadership arise.
This work is part of a leadership development program within a financial institution
and involved the analysis of the responses (qualitative and quantitative) to a survey about
leadership behaviours in a Department where we held a pilot.
The results suggest that the behaviours most valued by employees are related, on
one hand, with the relationship that the leader establishes with employees and with the
team (good communication, support, genuine interest, recognition and development, team
spirit and environment job), on the other hand, with the focus on the effectiveness of the
team (clear vision of the Department’s purpose, accuracy, simplified procedures) and
finally, with the leader's behaviour in an ethical perspective: having behaviours aligned
with the organization's values.