Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Título

A implementação de um modelo de desenvolvimento da liderança numa empresa do setor financeiro

Autor
Linhol, Ana Paula Gonçalves dos Santos
Resumo
pt
Sendo a liderança essencial à sobrevivência e desenvolvimento das organizações e existindo escassez de líderes com o perfil necessário para responder aos desafios da era atual, torna-se fundamental compreender as tendências nesta temática em termos académicos e empresariais. A agilidade, a criatividade e a capacidade de adaptação à mudança são, cada vez mais, valorizadas e críticas perante estruturas organizacionais que evoluem para formas mais achatadas e onde ganham peso formas mais coletivas de liderança. Este trabalho insere-se num projeto de desenvolvimento da liderança numa instituição financeira e envolveu a análise das respostas (qualitativas e quantitativas) a um inquérito sobre comportamentos de liderança observados numa Direção onde foi realizado um piloto. Os resultados sugerem que os comportamentos mais valorizados pelos colaboradores estão relacionados, por um lado, com a relação que o líder estabelece com os colaboradores e com a equipa (boa comunicação, apoio, interesse genuíno, reconhecimento e desenvolvimento, espirito de equipa e ambiente de trabalho), por outro lado, com o foco na eficácia da equipa (visão clara do propósito da direção, rigor, simplificação de processos) e, por fim, com o comportamento do líder numa perspetiva ética: ter comportamentos alinhados com os valores da organização.
en
Knowing that leadership is essential to ensure the survival and development of organizations and that there is a shortage of leaders with the profile needed to meet the challenges of the present era, it is critical to understand the trends in this subject in academic and business terms. Agility, creativity and adaptability to change are increasingly valued and key factors as organizational structures evolve to flatter forms and more collective forms of leadership arise. This work is part of a leadership development program within a financial institution and involved the analysis of the responses (qualitative and quantitative) to a survey about leadership behaviours in a Department where we held a pilot. The results suggest that the behaviours most valued by employees are related, on one hand, with the relationship that the leader establishes with employees and with the team (good communication, support, genuine interest, recognition and development, team spirit and environment job), on the other hand, with the focus on the effectiveness of the team (clear vision of the Department’s purpose, accuracy, simplified procedures) and finally, with the leader's behaviour in an ethical perspective: having behaviours aligned with the organization's values.

Data

11-jul-2017

Palavras-chave

Liderança
Leadership
Gestão de recursos humanos
Desenvolvimento de competências
Comportamento organizacional
Desenvolvimento de líderes
Iniciativas de desenvolvimento de Liderança
Projeto aplicado numa instituição financeira
Leader development
Leadership development initiatives
Introducing a leadership development program in a financial institution

Acesso

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